Cinco projetos de mobilidade estudantil da Unesp estão entre os nove aprovados pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), do Ministério da Educação, para um programa de intercâmbio envolvendo Brasil e França. Entre eles, um tem a participação direta da Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia da Unesp, campus de Botucatu.
O projeto “Internacionalização e Expansão do Conhecimento em Saúde Animal e Saúde Pública Veterinária entre o Brasil e França”, desenvolvido em parceria com a Universidade Federal Rural de Pernambuco, é coordenado pela professora Jane Megid, do Departamento de Higiene Veterinária e Saúde Pública da FMVZ.
Brafagri
Batizado de Brafagri (Brasil-França-Agricultura), o programa visa fomentar o intercâmbio de estudantes de graduação nas áreas de ciências agronômicas, agroalimentares e medicina veterinária de universidades dos dois países. Ele é realizado por uma parceria entre o Ministério da Educação brasileiro e o Ministério da Agricultura e Pesca francês, com apoio dos Ministérios de Ensino Superior e de Pesquisa do país europeu.
As propostas foram avaliadas e aprovadas pelos ministérios e pelas universidades que receberão os alunos. “Os professores coordenadores de cada projeto as produziram em contato direto com pesquisadores dessas instituições”, destaca a assessora da Arex, Izabel Cristina Takitane.
Além dessas iniciativas, a Unesp participou como universidade associada com a Unicamp, de 2006 a 2010, do projeto Brafagri, coordenando o Agrocampus Ouest, Rennes, como parceira francesa. “Para obter as cinco aprovações, incentivamos nossos docentes e buscamos parcerias com as instituições francesas”, diz Izabel. “Dessa forma, conseguimos fortalecer esse processo de internacionalização”.
Fonte: FMVZ Unesp (acessado em 31/01/11)