No ano em que o curso de Medicina Veterinária completa 20 anos, o diretor da Universidade Estadual Paulista (Unesp), Pedro Felício Estrada Bernabé, tem planos para a construção de um hospital para animais de grande porte e também laboratórios de análise de alimentos de qualidade e reprodução animal.
O hospital deve ficar pronto em 2012. A instituição já mantém um hospital para o atendimento de pequenos animais. Bernabé e alguns docentes estão percorrendo hospitais veterinários no Estado para conhecer a estrutura e montar projetos de expansão em Araçatuba.
Segundo o diretor, a instalação dos laboratórios vai trazer qualidade e visibilidade para o curso. “Nossos alunos terão uma estrutura melhor para pesquisas e estudos”, afirma o diretor.
O diretor acredita que até o início de 2011 o curso de Medicina Veterinária poderá se transformar em faculdade, desvinculando-se da Faculdade de Odontologia de Araçatuba (FOA). Também será inaugurado um novo prédio, que abrigará os laboratórios e salas dos docentes do departamento de apoio à produção de saúde animal, com uma área de 1,4 mil metros quadrados.
Bernabé e professores da veterinária descerraram ontem uma placa em frente à biblioteca da universidade para lembrar o início do curso, ocorrido em 23 de fevereiro 1990. A comissão de festejos organizou um café da manhã para alunos e funcionários. O evento também serviu para comemorar o Dia do Médico Veterinário.
O atendimento a cães e gatos na Unesp começou há cerca de 15 anos. O hospital, que faz atendimento ambulatorial e cirurgias, retomou no último dia 4 o plantão nos fins de semana e feriados.
O curso de Medicina Veterinária, que oferece ensino e pesquisa nas áreas de graduação e pós-graduação, já formou aproximadamente 500 profissionais.
Fonte: Folha da Região (acessado em 10/09/10)