A Secretaria de Agricultura e Abastecimento apresenta no dia 25 de novembro, em Ubatuba (SP), a estrutura reformada e modernizada do Núcleo de Pesquisa e Desenvolvimento do Litoral Norte do Instituto de Pesca (IP).
Os investimentos realizados, de cerca de R$ 500 mil, permitem que a unidade dê um salto qualitativo no desenvolvimento de pesquisas e geração de tecnologias nas áreas de pesca e maricultura.
“Isso será possível não somente pela promoção de espaço mais adequado para a permanência dos pesquisadores, mas também porque o Estado deu início a uma nova fase das pesquisas em curso, proporcionando a adequação do laboratório multiusuário e delineando as reformas das novas estruturas dos laboratórios de cultivo de organismos, alimento, larvicultura e piscicultura em sistema de recirculação”, diz o pesquisador e diretor do Núcleo, Marcus Henrique Carneiro.
O Núcleo desenvolve trabalhos focados em atividades de cultivos de peixes marinhos, desenvolvimento tecnológico de tanques-rede, pesquisas de criopreservação de sêmen e estudos de reversão sexual, necessários ao desenvolvimento da piscicultura marinha no Estado. Além disso, conduz o Programa de Monitoramento da Atividade Pesqueira, que proporciona visibilidade ao setor produtivo regional e contribui com as políticas estaduais, municipais e federais de pesca. O Núcleo contribui ainda com o desenvolvimento do cultivo de moluscos bivalves, como a mitilicultura (implantada comercialmente na região), e estudos voltados ao cultivo de ostras e vieiras.
Fonte: Apta (acessado em 19/11/10)