Unidade de pesquisa do Instituto de Pesca de Ubatuba (SP) ganha novas instalações

A Secretaria de Agricultura e Abastecimento apresenta no dia 25 de novembro, em Ubatuba (SP), a estrutura reformada e modernizada do Núcleo de Pesquisa e Desenvolvimento do Litoral Norte do Instituto de Pesca (IP).

Os investimentos realizados, de cerca de R$ 500 mil, permitem que a unidade dê um salto qualitativo no desenvolvimento de pesquisas e geração de tecnologias nas áreas de pesca e maricultura.

“Isso será possível não somente pela promoção de espaço mais adequado para a permanência dos pesquisadores, mas também porque o Estado deu início a uma nova fase das pesquisas em curso, proporcionando a adequação do laboratório multiusuário e delineando as reformas das novas estruturas dos laboratórios de cultivo de organismos, alimento, larvicultura e piscicultura em sistema de recirculação”, diz o pesquisador e diretor do Núcleo, Marcus Henrique Carneiro.

O Núcleo desenvolve trabalhos focados em atividades de cultivos de peixes marinhos, desenvolvimento tecnológico de tanques-rede, pesquisas de criopreservação de sêmen e estudos de reversão sexual, necessários ao desenvolvimento da piscicultura marinha no Estado. Além disso, conduz o Programa de Monitoramento da Atividade Pesqueira, que proporciona visibilidade ao setor produtivo regional e contribui com as políticas estaduais, municipais e federais de pesca. O Núcleo contribui ainda com o desenvolvimento do cultivo de moluscos bivalves, como a mitilicultura (implantada comercialmente na região), e estudos voltados ao cultivo de ostras e vieiras.

Fonte: Apta (acessado em 19/11/10)

Relacionadas

Foto posada da presidente, da vice-presidente, da tesoureira e da presidente da Comissão de Avaliação do CRMV-SP com os quatro premiados de 2025, sendo três homens e duas mulheres. Os premiados estão com as placas nos prêmios em mãos.
Materia
Cão preto de porte grande sentado e triste em um fundo verde.
área de quintal com sujeira e fezes de cachorro no chão, há dois cães da raça Pug na imagem e uma casinha de cahorro no fundo.

Mais Lidas

Diagnóstico por imagem é uma das especialidades reconhecidas pelo CFMV
Crédito: Acervo CRMV-SP
Notebook com a tela inicial da Solução Integrada de Gestão do CRMV-SP (SIG CRMV-SP)
Responsável técnico é a figura central que responde ética, legal e tecnicamente pelos atos profissionais da empresa
Crédito: Freepik
Em São Paulo, a primeira instituição destinada ao ensino da Veterinária teve origem no Instituto de Veterinária, nas dependências do Instituto Butantan, no ano de 1919 Crédito da foto: Acervo Histórico/FMVZ-USP

Contato

(11) 5908 4799

Sede CRMV-SP 

Endereço: Rua Apeninos, 1.088 – Paraíso – CEP: 04104-021
Cidade: São Paulo

Newsletter

Todos os direitos reservados ao Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado de São Paulo – CNPJ: 50.052.885/0011-12

DPO do CRMV-SP: Zanandrea Freitas – zanandrea.dpo@crmvsp.gov.br