Urso polar pode ser incluído em lista de proibição de comércio

A lista de animais com comércio proibido devido ao alto risco de extinção, na qual está incluído o elefante e que será aumentada com o atum vermelho, poderá ser ampliada com a entrada do urso polar.

Os Estados Unidos apresentaram um projeto para que a proibição seja imposta na sessão da Cites – Convenção de Nações Unidas sobre o Comércio Internacional de Espécies em Perigo de Extinção, que reunirá os 175 países membros, em março, em Doha.

Esse projeto quer a inscrição do urso polar no anexo 1 da Convenção, o que implicaria proibir seu comércio internacional.

Influentes organizações ecológicas, como o Fundo Internacional para a Proteção de Animais (Ifaw, em inglês), defendem a proposta norte-americana de inscrever o urso polar no anexo da Cites.

Mas a proposta é contestada por uma das principais organizações de luta contra o tráfico de espécies, a Traffic, e pela UICN – União Mundial para a Natureza, que acredita que a pior ameaça sobre o urso branco é a mudança climática e o degelo do Ártico, por causa do aquecimento do planeta.

“A principal ameaça contra o urso polar é a redução de seu hábitat e o aquecimento. O comércio ou inclusive não representam uma ameaça significativa”, disse Richard Thomas, da Traffic, sediada em Londres.

Quem consome carne do Ursus maritimus, sua pele ou seus dentes a ponto de ameaçar a sobrevivência da espécie? As populações do Ártico, como os inuit, comem carne de urso polar e produzem roupas e artesanatos com suas peles.

Os esquimós se opõem ao animal ser declarado em perigo de extinção, insistindo na importância para a economia local da caça, por exemplo.

O urso branco é um dos animais mais procurados pelos caçadores.

Fonte: Folha de São Paulo (acessado em 12/02/10)

Relacionadas

Imagem de mulher sorridente segurando telefone ao lado dos dizeres: Semana do Zootecnista. Inscreva-se.
homem careca de cavanhaque usando jaleco branco e escrevendo em uma pasta, dentro de um curral.
mão colocando envelope rosa dentro de uma urna de votação de papelão.
01.04.2025_Regularização_dos_Estabelecimentos_Veterinários_Freepik

Mais Lidas

Diagnóstico por imagem é uma das especialidades reconhecidas pelo CFMV
Crédito: Acervo CRMV-SP
Notebook com a tela inicial da Solução Integrada de Gestão do CRMV-SP (SIG CRMV-SP)
Responsável técnico é a figura central que responde ética, legal e tecnicamente pelos atos profissionais da empresa
Crédito: Freepik
Em São Paulo, a primeira instituição destinada ao ensino da Veterinária teve origem no Instituto de Veterinária, nas dependências do Instituto Butantan, no ano de 1919 Crédito da foto: Acervo Histórico/FMVZ-USP

Contato

(11) 5908 4799

Sede CRMV-SP 

Endereço: Rua Apeninos, 1.088 – Paraíso – CEP: 04104-021
Cidade: São Paulo

Newsletter

Todos os direitos reservados ao Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado de São Paulo – CNPJ: 50.052.885/0001-40