Uruguai abre mercado para carne do Brasil

O Brasil está autorizado a exportar carne de aves para o Uruguai, segundo informação do presidente da Abef – Associação Brasileira dos Produtores e Exportadores de Frangos, Francisco Turra. O protocolo teria sido assinado pelo diretor geral dos serviços de pecuária do Ministério da Pecuária, Agricultura e Pesca do Uruguai, Francisco Muzio. No entanto, o Ministério da Agricultura não confirma ter recebido o documento que reconhece o CSI – Certificado Sanitário Internacional do Brasil e aceita o status de país livre da doença de Newcastle.

Justificativa – De acordo com Turra, não havia justificativa para a restrição do país vizinho. Ele explica que o Uruguai alegava proteção ao mercado interno. O dirigente aponta que a União Europeia questionou por que um país vizinho não aceitava o certificado brasileiro. “Isso poderia atrapalhar o trabalho que o Brasil vem desenvolvendo com sucesso”, afirma. Para Turra, agora os países poderão trabalhar em conjunto em prol da economia do Mercosul.

A definição da Rússia de não comprar aves com resíduos de mais de 0,05 ppm (parte por milhão) de cloro segue na pauta do setor. No Brasil e na UE, o máximo permitido é 5 ppm. O diretor da Abef Ricardo Santin explica que, mesmo sendo possível atender a medida, a entidade e o governo brasileiro farão protesto contra a restrição no dia 13, em reunião com o governo russo.

Fonte: Portal do Agronegócio (acessado em 08/01/10)

Relacionadas

Foto posada da presidente, da vice-presidente, da tesoureira e da presidente da Comissão de Avaliação do CRMV-SP com os quatro premiados de 2025, sendo três homens e duas mulheres. Os premiados estão com as placas nos prêmios em mãos.
Materia
Cão preto de porte grande sentado e triste em um fundo verde.
área de quintal com sujeira e fezes de cachorro no chão, há dois cães da raça Pug na imagem e uma casinha de cahorro no fundo.

Mais Lidas

Diagnóstico por imagem é uma das especialidades reconhecidas pelo CFMV
Crédito: Acervo CRMV-SP
Notebook com a tela inicial da Solução Integrada de Gestão do CRMV-SP (SIG CRMV-SP)
Responsável técnico é a figura central que responde ética, legal e tecnicamente pelos atos profissionais da empresa
Crédito: Freepik
Em São Paulo, a primeira instituição destinada ao ensino da Veterinária teve origem no Instituto de Veterinária, nas dependências do Instituto Butantan, no ano de 1919 Crédito da foto: Acervo Histórico/FMVZ-USP

Contato

(11) 5908 4799

Sede CRMV-SP 

Endereço: Rua Apeninos, 1.088 – Paraíso – CEP: 04104-021
Cidade: São Paulo

Newsletter

Todos os direitos reservados ao Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado de São Paulo – CNPJ: 50.052.885/0011-12

DPO do CRMV-SP: Zanandrea Freitas – zanandrea.dpo@crmvsp.gov.br