USDA propõe novo sistema de rastreamento para melhor controle de doenças

O Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA) propôs um novo sistema de rastreamento de gado bovino, suínos, equinos e aves para identificar a origem de doenças que se espalham pelos rebanhos. O sistema não evitaria as doenças, mas rastrearia os animais para melhorar as respostas de emergência a eventuais surtos de contaminação e o atual modelo de controle de doenças animais, segundo detalhes divulgados ontem (11/08).

Conforme a proposta, seria exigido aos produtores a fixação de um número único de identificação nos animais transferidos entre os Estados ou áreas tribais. Produtores podem registrar alguns animais, como aves e suínos, em grupos e rebanhos. A proposta inclui exceções para várias situações, como no caso de dois Estados concordarem em compartilhar um sistema de rastreamento.

A agência do governo afirmou que está prestando atenção especial à indústria de gado. “Estamos especialmente preocupados com inadequações atuais em recursos de rastreamento de doenças na indústria de gado”, disse.

Importadores de carnes há tempos criticam os Estados Unidos por não terem um sistema federal de identificação e rastreamento para encontrar as origens das doenças. O USDA disse ao Congresso em maio que um novo programa acabaria com essa pressão internacional.

Fonte: Suinocultura Industrial (acessado em 12/08/2011)

Relacionadas

Imagem de freepik
Imagem de mulher sorridente segurando telefone ao lado dos dizeres: Semana do Zootecnista. Inscreva-se.
homem careca de cavanhaque usando jaleco branco e escrevendo em uma pasta, dentro de um curral.
mão colocando envelope rosa dentro de uma urna de votação de papelão.

Mais Lidas

Diagnóstico por imagem é uma das especialidades reconhecidas pelo CFMV
Crédito: Acervo CRMV-SP
Notebook com a tela inicial da Solução Integrada de Gestão do CRMV-SP (SIG CRMV-SP)
Responsável técnico é a figura central que responde ética, legal e tecnicamente pelos atos profissionais da empresa
Crédito: Freepik
Em São Paulo, a primeira instituição destinada ao ensino da Veterinária teve origem no Instituto de Veterinária, nas dependências do Instituto Butantan, no ano de 1919 Crédito da foto: Acervo Histórico/FMVZ-USP

Contato

(11) 5908 4799

Sede CRMV-SP 

Endereço: Rua Apeninos, 1.088 – Paraíso – CEP: 04104-021
Cidade: São Paulo

Newsletter

Todos os direitos reservados ao Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado de São Paulo – CNPJ: 50.052.885/0001-40