USP de Ribeirão ensina idosos a criar abelhas

Viajar para conhecer lugares diferentes ou simplesmente ficar dentro de casa. Essas são algumas das opções para quem se aposenta. Mas a USP de Ribeirão Preto oferece uma ideia inovadora: criar abelhas.

O departamento de genética da universidade construiu uma trilha ecológica chamada “Procurando Irá”. “Ira”, em tupi, significa abelha. No campus da universidade, são mais de 1.300 ninhos de abelhas de 22 espécies diferentes – 21 sem ferrão e uma, a Apis melífera, conhecida pela sua ferroada dolorida.

No segundo semestre do ano, é realizado um curso voltado para a Terceira Idade. O último começou no dia 14 de agosto e vai até 20 de outubro. “Os aposentados ficam em casa sem muita atividade pra fazer, por isso, muitos entram em depressão. A nossa ideia é implantar o hobby de criar abelhas”, afirma o técnico do departamento de genética, Jairo de Souza.

Antonio Moreira Sobrinho, 75 anos, é um exemplo de que o cuidado com as abelhas serve como terapia para quem está em casa. “É fabuloso! Tenho uma verdadeira paixão por esses bichinhos tão pequenos, mas que são tão fundamentais pro meio ambiente. Preencho o meu tempo e ajudo a preservar a natureza”, afirma o aposentado, cheio de entusiasmo.

Antonio fez o curso pela primeira vez em 2009. Atualmente, ele trabalha como voluntário do departamento de genética. Em casa, Moreira cria cinco espécies de abelhas. “Estou só começando. Quero ter uma coleção”, ressalta ele.

O curso de abelhas, coordenado pelo professor Ademilson Espencer, é gratuito e existe desde 2003. Porém, não é preciso ser idoso para conhecer sobre os animais. Os profissionais do departamento de genética fazem visitas monitoradas à trilha. Porém, para isso, é preciso fazer agendamento prévio pelo telefone (16) 3602 3077.

Fonte: Jornal A Cidade (acessado em 05/09/2011)

Relacionadas

Imagem de freepik
Imagem de mulher sorridente segurando telefone ao lado dos dizeres: Semana do Zootecnista. Inscreva-se.
homem careca de cavanhaque usando jaleco branco e escrevendo em uma pasta, dentro de um curral.
mão colocando envelope rosa dentro de uma urna de votação de papelão.

Mais Lidas

Diagnóstico por imagem é uma das especialidades reconhecidas pelo CFMV
Crédito: Acervo CRMV-SP
Notebook com a tela inicial da Solução Integrada de Gestão do CRMV-SP (SIG CRMV-SP)
Responsável técnico é a figura central que responde ética, legal e tecnicamente pelos atos profissionais da empresa
Crédito: Freepik
Em São Paulo, a primeira instituição destinada ao ensino da Veterinária teve origem no Instituto de Veterinária, nas dependências do Instituto Butantan, no ano de 1919 Crédito da foto: Acervo Histórico/FMVZ-USP

Contato

(11) 5908 4799

Sede CRMV-SP 

Endereço: Rua Apeninos, 1.088 – Paraíso – CEP: 04104-021
Cidade: São Paulo

Newsletter

Todos os direitos reservados ao Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado de São Paulo – CNPJ: 50.052.885/0001-40