Pelo menos cinco vacas invadiram, na tarde desta quinta-feira (15/04), a Avenida John Boyd Dunlop, uma das mais movimentadas de Campinas, obrigando dezenas de carros e ônibus a parar ou reduzir a velocidade. Principal via de ligação da cidade e de acesso a uma das regiões mais populosas do município, a avenida é a campeã em acidentes de trânsito. Segundo os moradores e comerciantes da região, a presença de animais na via é constante.
As vacas passaram de um lado para o outro da avenida, pularam todas as barreiras existentes no caminho e atravessam os dois sentidos da via. Cleusa Martins Lima, dona de uma banca de verduras na avenida afirmou que já foi obrigada a deixar o próprio comércio para expulsar as vacas da via.
‘Elas sempre aparecem por aqui e os motoristas precisam parar por pelo menos 20 minutos até que elas terminem de atravessar. Eu mesma já presenciei um acidente provocado por esses animais. Um motorista parou para as vacas passarem e, em seguida, vieram dois carros e bateram no primeiro’, contou.
A frequência de animais de grande porte no local revolta os comerciantes e as pessoas que precisam circular pela avenida. De acordo com Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec), uma equipe foi acionada para atender a ocorrência, mas ao chegarem ao local os animais não foram mais encontrados.
‘Quando a Emdec recebe a denúncia, envia uma equipe para tentar remover o animal e evitar transtornos no trânsito, se isso não é possível, o Centro de Controle de Zoonoses é chamado para remover os animais’, informou a assessoria.
Segundo a Emdec, na Avenida Ruy Rodrigues e na região do Shopping Iguatemi esse tipo de ocorrência também é comum. O órgão recebe pelo menos uma chamada por semana para resolver esse tipo de ocorrência na cidade de Campinas.
Serviço
Em caso de animais nas vias de Campinas, é possível acionar a Emdec pelo número (19) 3772 1517. O Centro de Controle de Zoonoses pode ser acionado para recolher os animais pelo número (19) 3245 1219.
Fonte: Portal de Paulínia (acessado em 16/04/10)