Os pecuaristas convivem há alguns meses com relativa estabilidade nos preços do boi gordo, que se mantêm na faixa de R$ 80 a arroba pelo Índice Esalq/USP. Essa situação reverte um longo período de perdas financeiras e de abate de fêmeas, que cortou na pele o patrimônio dos produtores e tirou vários projetos do mercado. Os analistas especializados informam que o cenário positivo da pecuária deve manter-se nos próximos anos. Como argumentos, utilizam a redução do abate de matrizes no cenário externo e a exportação crescente ano a ano. Essa conjunção de fatores na ponta da cadeia lança um tremendo desafio para os pecuaristas, que respondem pela base da produção. Essa classe tem a responsabilidade de preparar os animais para o abate.
Mas atenção: o mercado está muito mais exigente. Se os pecuaristas quiserem aproveitar os bons preços do boi gordo e receber bonificações por qualidade, é preciso oferecer aos frigoríficos animais jovens (no máximo 30/36 meses de idade), pesados (entre 16 e 22 arrobas), com bom rendimento de carcaça e cobertura de gordura (mais de 3 mm).
Somente com o uso de boa genética é possível ter animais com essa configuração prontos para o abate na idade e peso certos. Se a escolha dos reprodutores (machos e fêmeas) for malfeita, o gado não chegará às condições exigidas pelos frigoríficos no momento correto. É nesse cenário que ganha espaço as chamadas raças adaptadas, como bonsmara e senepol. Elas representam uma excelente opção genética para a produção de bois jovens, pesados e com boa qualidade de carne. Como estão perfeitamente adaptada às condições tropicais, são resistentes e podem ser usadas sem restrição em todas as regiões do País. O momento é favorável para o investimento. Afinal, está começando a temporada de leilões de touros e matrizes e a estação de monta começará em breve. Com preços do boi gordo em bom patamar e genética de qualidade em oferta, a combinação de fatores é perfeita para os pecuaristas que apostam na produção de bezerros pesados e precoces.
Fonte: Jornal do Comércio (acessado em 04/08/10)