Verão favorece a proliferação de pulgas em animais de estimação

Apesar de serem praticamente microscópicas, as pulgas podem causar danos realmente grandes nos animais de estimação. Altas temperaturas contribuem para o aumento da infestação do parasita, que pode transmitir doenças como verminoses e viroses. É o que explica o coordenador da residência médica e da especialização em dermatologia veterinária da Universidade Anhembi Morumbi, Ronaldo Lucas. O parasita se alimenta do sangue de mamíferos e aves e é responsável pela transmissão de doenças graves como o tifo e peste bubônica nos humanos.

Já em cães e gatos, as pulgas causam principalmente alergia, caracterizada por lesões, coceira e vermelhidão no local da picada. Segundo Lucas, os donos devem ficar ainda mais atentos durante as estações quentes, como a primavera e o verão, que apresentam condições climáticas mais favoráveis para a reprodução das pulgas.

Existem diversas maneiras para prevenir o problema nos animais. A aplicação de antipulgas no mínimo uma vez ao mês é uma das formas mais eficazes. O médico destaca, no entanto, que os gatos são mais sensíveis e necessitam de uma medicação específica. Fêmeas gestantes e filhotes, além de animais doentes ou com feridas também não devem receber medicação sem prescrição médica.

Pulgas dentro de casa

O tratamento para o combate dos parasitas é importante, pois evita que doenças mais graves ocorram, como viroses e até anemias. Também é comum que animais com pulgas apresentem alterações de comportamento, tornando-se mais irritados, nervosos e estressados de tanto se coçar.

Para eliminar a infestação nos ambientes internos, é preciso ter cuidados mais específicos. “A existência de carpete ou tacos na casa pode favorecer a multiplicação dos parasitas, já que uma fêmea vive cem dias e pode produzir 12 ovos por dia. Portanto, o correto é limpá-los por meio de aspiração ou usar máquinas de vapor frequentemente”, explica o veterinário.

Outra forma eficaz de eliminar os insetos do ambiente é a dedetização. Existem empresas especializadas no serviço, mas é importante lembrar que o procedimento elimina apenas as larvas. “O mercado conta com produtos para o ambiente onde estão os ovos, larvas e casulos de pulgas, e a aplicação frequente também é necessária”.

Fonte: Pet Mag (acessado em 30/11/10)

Relacionadas

imagem de um tablete reproduzindo o texto da resolução.
imagem de quatro mulheres, uma segurando um livro.
imagem de logos do crmv-sp e usp fmvz
imagem de uma mulher olhando o computador

Mais Lidas

Diagnóstico por imagem é uma das especialidades reconhecidas pelo CFMV
Crédito: Acervo CRMV-SP
Notebook com a tela inicial da Solução Integrada de Gestão do CRMV-SP (SIG CRMV-SP)
Responsável técnico é a figura central que responde ética, legal e tecnicamente pelos atos profissionais da empresa
Crédito: Freepik
Em São Paulo, a primeira instituição destinada ao ensino da Veterinária teve origem no Instituto de Veterinária, nas dependências do Instituto Butantan, no ano de 1919 Crédito da foto: Acervo Histórico/FMVZ-USP

Contato

(11) 5908 4799

Sede CRMV-SP 

Endereço: Rua Apeninos, 1.088 – Paraíso – CEP: 04104-021
Cidade: São Paulo

Newsletter

Todos os direitos reservados ao Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado de São Paulo – CNPJ: 50.052.885/0001-40. 

DPO do CRMV-SP: Zanandrea Freitas – zanandrea.dpo@crmvsp.gov.br