Veterinário destaca benefícios da microchipagem de animais

Os tempos de distribuir plaquinhas com fotos de animais de estimação perdidos e valor de recompensas estão com os dias contados. Elas deverão dar lugar à tecnologia do GPS ou do RFID, sigla em inglês para Identificação por Radiofrenquência.

Pouco utilizado no Brasil, o uso do RFID permite que o tutor do animal saiba exatamente a sua localização, além de armazenar dados como nome e contato do tutor do animal, vacinação e dados comportamentais, se o animal é agressivo ou não, por exemplo.

Em São Paulo, a lei 14.483 estabelece desde 2007 que todo pet shop somente poderá comercializar cães e gatos com chip localizador instalado no corpo.

Anita e Igor são cães adeptos da tecnologia. Anita já veio do canil com o microchip implantado e incentivou a tutora Joana Dantas a usar o chip em Igor. “O chip é bem importante, pois carrega o histórico de vacinas, doenças e, se roubarem minhas fofuras, acho de qualquer maneira”, afirma Joana.

Como funciona

Os tutores que adquiriram um animal sem o chip podem realizar o implante em qualquer clínica veterinária habilitada. O preço varia em torno de R$ 80,00 a R$ 100,00 na capital paulista.

O processo é semelhante ao de uma vacina, mas no lugar do líquido é injetado um chip no animal. Após o implante, não é necessário manutenção ou reimplantação do chip.

O veterinário, Gustavo Mantovani, lida com microchipagem animal há 18 anos e explica que, uma vez com o chip, o animal continua com ele até o fim da vida. “Por isso a gente pede que o dono sempre nos avise em caso de doação ou morte do animal, para atualizarmos o banco de dados e evitarmos mau uso do número de identificação.”

Os dados do chip são armazenados em um banco de dados com todas as informações do animal, permitindo diversos estudos como tempo de vida de cada raça ou quais as doenças mais comuns em determinada região.

Fonte: Anda (acessado em 14/02/11)

Relacionadas

Imagem de freepik
Imagem de mulher sorridente segurando telefone ao lado dos dizeres: Semana do Zootecnista. Inscreva-se.
homem careca de cavanhaque usando jaleco branco e escrevendo em uma pasta, dentro de um curral.
mão colocando envelope rosa dentro de uma urna de votação de papelão.

Mais Lidas

Diagnóstico por imagem é uma das especialidades reconhecidas pelo CFMV
Crédito: Acervo CRMV-SP
Notebook com a tela inicial da Solução Integrada de Gestão do CRMV-SP (SIG CRMV-SP)
Responsável técnico é a figura central que responde ética, legal e tecnicamente pelos atos profissionais da empresa
Crédito: Freepik
Em São Paulo, a primeira instituição destinada ao ensino da Veterinária teve origem no Instituto de Veterinária, nas dependências do Instituto Butantan, no ano de 1919 Crédito da foto: Acervo Histórico/FMVZ-USP

Contato

(11) 5908 4799

Sede CRMV-SP 

Endereço: Rua Apeninos, 1.088 – Paraíso – CEP: 04104-021
Cidade: São Paulo

Newsletter

Todos os direitos reservados ao Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado de São Paulo – CNPJ: 50.052.885/0001-40