Vigilância agropecuária do Mapa atua em 106 postos de trânsito internacional

O Mapa – Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento oficializou, nesse ano, 29 unidades de vigilância agropecuária no País e realizou 23 auditorias técnicas, fiscais e operacionais. São 106 unidades distribuídas em pontos de trânsito internacional de produtos ou insumos agropecuários, como portos (28), aduanas especiais (24), aeroportos internacionais (26) e postos de fronteira (28). “Os fiscais inspecionam mercadorias para impedir o ingresso de produtos que tragam risco à sanidade animal e vegetal brasileira”, informa o coordenador-geral do Sistema de Vigilância Agropecuária Internacional (Vigiagro), da Secretaria de Defesa Agropecuária, Oscar de Aguiar Rosa Filho.

Em 2009, também foram estabelecidos os novos procedimentos de fiscalização para exportação de produtos de origem animal a serem seguidos pelos serviços e unidades de vigilância agropecuária nos Estados. “Passamos a utilizar informações de sistemas automatizados, instalados nos terminais alfandegados, o que imprime maior agilidade aos procedimentos, sem dispensar a segurança”, ressalta Rosa.

Internet – No site do Ministério da Agricultura podem ser conferidas as atualizações do Manual do Vigiagro, com orientações sobre viagens com animais de companhia e trânsito aduaneiro de mercadorias. Além disso, estão disponíveis informações relacionadas à tabela do Siscomex – Sistema Integrado de Comércio Exterior e procedimentos para obtenção de certificação sanitária para cães e gatos. “Nesses casos é preciso lembrar que o Certificado Zoossanitário Internacional tem validade de 10 dias e deverá ser emitido com antecedência para evitar possíveis descumprimentos de exigências dos países de destino”, finaliza Rosa.

Fonte: Portal do Ministério da Agricultura (acessado em 22/12/09)

Relacionadas

Imagem de freepik
Imagem de mulher sorridente segurando telefone ao lado dos dizeres: Semana do Zootecnista. Inscreva-se.
homem careca de cavanhaque usando jaleco branco e escrevendo em uma pasta, dentro de um curral.
mão colocando envelope rosa dentro de uma urna de votação de papelão.

Mais Lidas

Diagnóstico por imagem é uma das especialidades reconhecidas pelo CFMV
Crédito: Acervo CRMV-SP
Notebook com a tela inicial da Solução Integrada de Gestão do CRMV-SP (SIG CRMV-SP)
Responsável técnico é a figura central que responde ética, legal e tecnicamente pelos atos profissionais da empresa
Crédito: Freepik
Em São Paulo, a primeira instituição destinada ao ensino da Veterinária teve origem no Instituto de Veterinária, nas dependências do Instituto Butantan, no ano de 1919 Crédito da foto: Acervo Histórico/FMVZ-USP

Contato

(11) 5908 4799

Sede CRMV-SP 

Endereço: Rua Apeninos, 1.088 – Paraíso – CEP: 04104-021
Cidade: São Paulo

Newsletter

Todos os direitos reservados ao Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado de São Paulo – CNPJ: 50.052.885/0001-40