A Vigilância Sanitária recolheu mais de 20 animais que estavam abandonados em uma chácara em Mongaguá (SP), no litoral sul do Estado. Vizinhos disseram que ninguém aparecia no local havia 15 dias e denunciaram a ocorrência ao órgão público.
De acordo com eles, o cheiro forte da sujeira feita pelos animais era insuportável. Dentro da casa havia 13 gatos mortos e um que conseguiu sobreviver. Foram encontrados mais de 20 cães de diversas raças, que estavam subnutridos. Alguns permaneciam soltos e outros presos dentro de um canil construído nos fundos da residência.
Um assistente técnico da Vigilância Sanitária afirma que o Centro de Controle de Zoonoses encaminhou os animais mortos ao aterro sanitário e os sobreviventes serão tratados e alimentados.
Segundo o coordenador de zoonoses local, a pessoa responsável pelo abandono dos animais será localizada e poderá sofrer um processo judicial. Testemunhas suspeitam de uma mulher que se dizia representante de uma ONG (organização não governamental) protetora dos animais. Em uma página de relacionamentos da internet, a mulher afirmou que estava doando os bichos, pois não tinha condições de cuidar deles.
Fonte: R7 (acessado em 05/04/10)