Viracopos é 1º em número de colisões entre pássaros e aviões

O Aeroporto de Viracopos, em Campinas, é o primeiro em número de colisões entre pássaros e aviões, segundo relatório do Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes (Cenipa), órgão do Ministério da Defesa, referente a 2010. De acordo com o levantamento, foram registradas 56 colisões do total de 74.948 pousos e decolagens realizados no ano passado no aeroporto de Campinas, uma média de 7,47 para cada dez mil operações.

Apesar da primeira colocação no número de ocorrências, Viracopos é o sétimo em risco de colisões com aves. Nos dois primeiros lugares estão os aeroportos de Joinville e Navegantes, ambos em Santa Catarina, com média de 19,33 e 17,36 ocorrências em cada dez mil pousos e decolagens.

Segundo a assessoria da Infraero, responsável pela infraestrutura e serviços aeroportuários, a empresa faz operações periódicas em conjunto com a Defesa Civil e outros setores da administração municipal para limpeza de áreas próximas ao Aeroporto de Viracopos. A operação, denominada de Cata-caça, também percorre casas para conscientizar moradores sobre a importância de depositar o lixo corretamente.

O relatório do Cenipa mostra que o risco é maior durante a decolagem quando, na maioria das vezes, os pássaros entram no motor do avião. A pesquisa, feita em 60 aeroportos do País, revelou que, das 1.366 ocorrências registradas em 2010, a maioria (546) foram com animais não identificados, mas 131 foram choques com quero-quero e 91, com urubus.

O Aeroporto de Congonhas, em São Paulo, registrou 40 colisões entre os 214.9611 pousos e decolagens realizadas no ano passado, média de 1,86 a cada dez mil operações, ficando à frente de Guarulhos, com 30 colisões entre as 250.493 operações em 2010, média de 1,20 para cada dez mil operações.

Fonte: EPTV Campinas (acessado em 13/09/2011)

Relacionadas

Imagem de freepik
Imagem de mulher sorridente segurando telefone ao lado dos dizeres: Semana do Zootecnista. Inscreva-se.
homem careca de cavanhaque usando jaleco branco e escrevendo em uma pasta, dentro de um curral.
mão colocando envelope rosa dentro de uma urna de votação de papelão.

Mais Lidas

Diagnóstico por imagem é uma das especialidades reconhecidas pelo CFMV
Crédito: Acervo CRMV-SP
Notebook com a tela inicial da Solução Integrada de Gestão do CRMV-SP (SIG CRMV-SP)
Responsável técnico é a figura central que responde ética, legal e tecnicamente pelos atos profissionais da empresa
Crédito: Freepik
Em São Paulo, a primeira instituição destinada ao ensino da Veterinária teve origem no Instituto de Veterinária, nas dependências do Instituto Butantan, no ano de 1919 Crédito da foto: Acervo Histórico/FMVZ-USP

Contato

(11) 5908 4799

Sede CRMV-SP 

Endereço: Rua Apeninos, 1.088 – Paraíso – CEP: 04104-021
Cidade: São Paulo

Newsletter

Todos os direitos reservados ao Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado de São Paulo – CNPJ: 50.052.885/0001-40