Workshop sobre sanidade avícola

Em função da sua relevância para o mercado avícola brasileiro, o Rio Grande do Sul será o próximo Estado a abrigar o workshop “Atualização e Harmonização em Defesa Sanitária Avícola”. O evento, que acontece no dia 08 de dezembro, em Porto Alegre, é uma iniciativa da União Brasileira de Avicultura (UBA) e do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) e conta com o apoio da Secretaria Estadual da Agricultura, Pecuária, Pesca e Agronegócio do Rio Grande do Sul e da Associação Gaúcha de Avicultura (ASGAV). Neste ano, o mesmo evento já passou pelas cidades de Campinas (SP), Belo Horizonte (MG) e Maringá (PR).

Voltados especialmente para os responsáveis técnicos das agroindústrias gaúchas, o workshop tem por objetivo ampliar a qualidade de todo o fluxo que envolve o trânsito animal do setor avícola gaúcho, de forma a cumprir com as atuais exigências impostas pelo mercado nacional e internacional.

Evento itinerante focado nas necessidades regionais das cadeias produtivas, o workshop envolve técnicos de órgãos federais, estaduais e lideranças das associações avícolas em apresentações e discussões sobre temas relacionados às defesas agropecuárias. São tópicos como atualidades em sanidade avícola, vigilância e ações em defesa sanitária no âmbito federal e estadual, trânsito de animais e o papel do médico veterinário neste contexto.

Além de esclarecer os profissionais da cadeia produtiva sobre assuntos e procedimentos do Serviço Veterinário Oficial, o evento busca incentivar a interação entre os representantes do setor público e os responsáveis técnicos das empresas. Segundo o vice-presidente técnico científico da UBA, Antônio Guilherme Castro, “a iniciativa visa encurtar as distâncias que muitas vezes existem entre os órgãos governamentais e a iniciativa privada, de forma a gerar conhecimento e otimizar processos. Pela relevância da avicultura brasileira para o mercado mundial e do nível de competitividade e exigência nacional e internacional é imprescindível promover este tipo de interação”, afirma.

Durante o workshop, estarão presentes nomes renomados do mercado, como o Dr. Inácio Kroetz (secretário de defesa agropecuária do MAPA), Francisco Natal Signor (superintendente federal de agricultura do Rio Grande do Sul – SFA/RS), Luiz Fernando Pinedo (presidente da ASGAV), dentre outros.

Fonte: Avicultura Industrial (acessado em 04/12/2009)

Relacionadas

Foto posada da presidente, da vice-presidente, da tesoureira e da presidente da Comissão de Avaliação do CRMV-SP com os quatro premiados de 2025, sendo três homens e duas mulheres. Os premiados estão com as placas nos prêmios em mãos.
Materia
Cão preto de porte grande sentado e triste em um fundo verde.
área de quintal com sujeira e fezes de cachorro no chão, há dois cães da raça Pug na imagem e uma casinha de cahorro no fundo.

Mais Lidas

Diagnóstico por imagem é uma das especialidades reconhecidas pelo CFMV
Crédito: Acervo CRMV-SP
Notebook com a tela inicial da Solução Integrada de Gestão do CRMV-SP (SIG CRMV-SP)
Responsável técnico é a figura central que responde ética, legal e tecnicamente pelos atos profissionais da empresa
Crédito: Freepik
Em São Paulo, a primeira instituição destinada ao ensino da Veterinária teve origem no Instituto de Veterinária, nas dependências do Instituto Butantan, no ano de 1919 Crédito da foto: Acervo Histórico/FMVZ-USP

Contato

(11) 5908 4799

Sede CRMV-SP 

Endereço: Rua Apeninos, 1.088 – Paraíso – CEP: 04104-021
Cidade: São Paulo

Newsletter

Todos os direitos reservados ao Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado de São Paulo – CNPJ: 50.052.885/0011-12

DPO do CRMV-SP: Zanandrea Freitas – zanandrea.dpo@crmvsp.gov.br