XVIII Seminário Nacional de Ensino da Medicina Veterinária discute a importância da modernização

Em sua XVIII edição, o Seminário Nacional de Ensino da Medicina Veterinária discutiu a importância de se investir em novas ferramentas para a modernização das metodologias de ensino como também as diferentes formas de avaliação de curso. O evento foi realizado nos dias 31 de maio e 1º de junho, em Brasília. A organização foi da Comissão Nacional de Ensino da Medicina Veterinária (CNEMV) do Conselho Federal de Medicina Veterinária (CFMV).

Pela primeira vez, o Seminário de Ensino foi transmitido pela internet e contou com mais de 500 acessos durante toda a programação. Presencialmente, participaram cerca de 100 pessoas entre coordenadores de curso, presidentes e representantes dos Conselhos Regionais de Medicina Veterinária (CRMVs) como também outros interessados pelo ensino da Medicina Veterinária. A organização também incentivou a participação de estudantes.

Em seu discurso de abertura, o presidente do CFMV, Benedito Fortes de Arruda, lembrou a importância da formação profissional estar vinculada aos avanços da modernidade. “Esse seminário busca acompanhar o que de novo está ocorrendo no mundo para que não fiquemos caudatários de outras profissões. Precisamos estar atentos às modernizações para nos adaptarmos às novas demandas da sociedade para a Medicina Veterinária”, enfatiza Arruda, lembrando que o mundo passa por uma era de informação e de transformações. “Não podemos estar alheios a tantas mudanças e plantados na ortodoxia do ensino”, comentou o presidente do CFMV.

Em seguida, os palestrantes discutiram a importância de uma visão humanística e a necessidade da um conhecimento generalista. Ao apresentar a metodologia de ensino em discussão nos Estados Unidos para a Medicina Veterinária, o diretor da Associação Americana de Universidades de Veterinária (AAVMC, em inglês), Mike Chaddock, comentou a necessidade de se incentivar a liderança dos profissionais com a mesma preocupação que há para com o ensino da educação técnica.

No segundo dia, as discussões se centraram nas diferentes ferramentas de avaliação do ensino, dentre elas, o Enade 2010, avaliações in loco dos cursos de Medicina Veterinária e o Exame Nacional de Certificação Profissional.

Fonte: Assessoria de Comunicação do CFMV

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