Zoetis recebe licença provisória para vacina contra diarreia suína

A empresa de saúde animal Zoetis recebeu licença provisória do Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA) para a venda de uma vacina contra o vírus da diarreia epidêmica suína, que já matou milhões de suínos jovens desde a chegada nos EUA, no ano passado.

A licença autoriza a aplicação da vacina em fêmeas grávidas para que os anticorpos contra a doença possam ser transmitidos delas para os leitões. A Zoetis informou, no dia 3/9, que espera vender o produto ainda neste mês.

O vírus da diarreia epidêmica suína (PEDV, na sigla em inglês) se espalhou por 30 Estados norte-americanos desde que foi identificado no país, em abril de 2013. A doença, que causa vômito e diarreia nos animais, é letal apenas para os filhotes de suínos e não causa riscos à saúde humana ou à segurança alimentar, de acordo com médicos veterinários.

A aprovação provisória do USDA autoriza a companhia a vender o produto comercialmente, porque considera que a vacina se mostrou segura nos testes realizados, mas proíbe a Zoetis de anunciar a eficácia da imunização até que a licença definitiva seja liberada.

Em junho, a Harrisvaccines, uma pequena empresa do Estado de Iowa, nos EUA, conseguiu autorização equivalente para a comercialização de uma vacina que previna o vírus suíno e, desde então, já vendeu 2,5 milhões de doses do medicamento.

Fonte: Globo Rural.

Relacionadas

Imagem de mulher sorridente segurando telefone ao lado dos dizeres: Semana do Zootecnista. Inscreva-se.
homem careca de cavanhaque usando jaleco branco e escrevendo em uma pasta, dentro de um curral.
mão colocando envelope rosa dentro de uma urna de votação de papelão.
01.04.2025_Regularização_dos_Estabelecimentos_Veterinários_Freepik

Mais Lidas

Diagnóstico por imagem é uma das especialidades reconhecidas pelo CFMV
Crédito: Acervo CRMV-SP
Notebook com a tela inicial da Solução Integrada de Gestão do CRMV-SP (SIG CRMV-SP)
Responsável técnico é a figura central que responde ética, legal e tecnicamente pelos atos profissionais da empresa
Crédito: Freepik
Em São Paulo, a primeira instituição destinada ao ensino da Veterinária teve origem no Instituto de Veterinária, nas dependências do Instituto Butantan, no ano de 1919 Crédito da foto: Acervo Histórico/FMVZ-USP

Contato

(11) 5908 4799

Sede CRMV-SP 

Endereço: Rua Apeninos, 1.088 – Paraíso – CEP: 04104-021
Cidade: São Paulo

Newsletter

Todos os direitos reservados ao Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado de São Paulo – CNPJ: 50.052.885/0001-40