Zoo de Sorocaba (SP) comemora reprodução rara de aves

Dois exemplares de araras azuis são as mais novas atrações do Parque Zoológico Municipal Quinzinho de Barros. As aves nasceram a três meses em um ninho colocado no recinto de exposição e são consideradas espécies ameaçadas de extinção pela União Internacional pela Conservação da Natureza (Iucn).

O nascimento das araras azuis é o primeiro registrado no zoológico de Sorocaba. “Não é um fato inédito no Brasil, mas precisa ser comemorado porque é muito raro isso acontecer”, diz o chefe de seção de Biologia e Veterinária do parque, Adalto Luís Veloso Nunes.

Os filhotes foram monitorados por técnicos e tratadores do zoológico, que permaneceram com os pais durante o primeiro mês de vida. Atualmente, as aves passam por um período de revezamento com duração de uma semana. Enquanto uma fica no recinto de exposição, a outra permanece na chamada “creche” do parque e criado artificialmente pelos biólogos. “Com essa estratégia, pudemos equilibrar a diferença de desenvolvimento entre os filhotes e assegurar a sobrevivência de ambos”, diz Nunes.

Uma das aves, afastada dos pais, já alcança o tamanho de 50 centímetros, entre a ponta da cauda e a cabeça. A estagiária de biologia Gabriela Rosa Lopes, que trabalha no zoológico, pegou a arara no colo e comprovou o comportamento dócil do animal. “Só é preciso manter o bico dele distante, pois uma bicada pode machucar”, diz Gabriela.

A arara azul é considerada um dos maiores psitacídeos do mundo e essa espécie existente apenas no Brasil. Ela ainda pode ser encontrada em pequenos grupos pelo céu do Pantanal Matogrossense, chamando a atenção pelo porte e coloração.

O parque que estava fechado desde domingo, por causa da queda de um galho de árvore, na noite de sábado, que continha uma colmeia de grande porte de abelhas africanas, será reaberto hoje. Os visitantes do zoológico podem conferir um dos filhotes de arara azul em uma área situada no corredor de entrada do zoológico.

Fonte: Jornal Cruzeiro do Sul (acessado em 15/02/11)

Relacionadas

CRMV-SP Orienta: agenda aberta de maio para palestras de liberação da cédula profissional
Homem e mulher felizes e com expressão de surpresa.
Imagem de freepik
Imagem de mulher sorridente segurando telefone ao lado dos dizeres: Semana do Zootecnista. Inscreva-se.

Mais Lidas

Diagnóstico por imagem é uma das especialidades reconhecidas pelo CFMV
Crédito: Acervo CRMV-SP
Notebook com a tela inicial da Solução Integrada de Gestão do CRMV-SP (SIG CRMV-SP)
Responsável técnico é a figura central que responde ética, legal e tecnicamente pelos atos profissionais da empresa
Crédito: Freepik
Em São Paulo, a primeira instituição destinada ao ensino da Veterinária teve origem no Instituto de Veterinária, nas dependências do Instituto Butantan, no ano de 1919 Crédito da foto: Acervo Histórico/FMVZ-USP

Contato

(11) 5908 4799

Sede CRMV-SP 

Endereço: Rua Apeninos, 1.088 – Paraíso – CEP: 04104-021
Cidade: São Paulo

Newsletter

Todos os direitos reservados ao Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado de São Paulo – CNPJ: 50.052.885/0001-40