No último dia 4 de fevereiro, o Zoológico de São Paulo ganhou um novo integrante. O casal de girafas Palito e Mel tornou-se pais de um macho saudável, que ainda não tem nome definido. Com dois metros de altura, o parto do filhote mobilizou a equipe do Parque, que, após o expediente, precisou voltar às pressas para acompanhar o procedimento.
O Zoológico de São Paulo tem tradição na reprodução da espécie, e outras 22 girafas já nasceram no local. Apesar disso, os pais da girafinha não são brasileiros, pois vieram ainda jovens da África do Sul. Atualmente, há seis exemplares no Parque.
Com expectativa de vida de 28 anos, a girafa é a espécie mais alta do mundo. As fêmeas atingem 4,3 m e os machos chegam a 5,3 m. Apesar do pescoço longo, as girafas têm apenas sete vértebras cervicais, assim como os humanos. A gestação dura em média 420 dias e raramente nascem dois filhotes. É comum nascer apenas um, com peso médio de 50 Kg.
Vinte minutos após o parto, o filhote se levanta. A mãe mantém cuidado intenso com sua cria durante uma hora, lambendo-o para que se levante e a siga na fuga de predadores. A fêmea possui quatro mamas e amamenta seu filhote por seis meses. Os filhotes começam a pastar com duas semanas de idade. A maturidade sexual é atingida aos quatro anos em cativeiro.
Fonte: Secretária do Meio Ambiente (acessado em 07/02/11)