Zoonoses suspeita de envenenamento em morte de capivaras às margens de represa

Animais costumam se alimentar de plantações e incomodam os produtores da região. Pelo menos 16 animais foram encontrados sem vida em Piedade (SP), segundo moradores. Setor ainda não descarta outras possíveis causas

O setor de Zoonoses de Ibiúna (SP) investiga a hipótese de que as capivaras encontradas mortas às margens da represa de Itupararanga, na região de Piedade (SP), tenham sido envenenadas. O caso foi registrado nesta quinta-feira (6), quando moradores da região encontraram pelo menos 16 animais sem vida.
De acordo com a veterinária do órgão, Gislaine Martins, as capivaras foram achadas mortas em uma área de plantação perto de uma lavoura e a hipótese de envenenamento é investigada, já que os animais causam prejuízos ao se alimentarem da lavoura.
“Existem algumas possibilidades que a gente considera, uma delas é envenenamento, porque há uma área de plantação próxima daqui e, às vezes, acontecem alguns conflitos porque eles se alimentam de repolhos e afins”.
Apesar da suspeita, o setor de Zoonoses não descarta outras possíveis causas da mortes das capivaras em Piedade. “Existem também algumas doenças infecciosas que podem causar a mortalidade em grande número”, acrescenta a veterinária.

Urubus também morreram

As capivaras mortas às margens da represa e dentro da água atraíram dezenas de urubus, que morreram em seguida. A suspeita é que as aves tenham morrido após comer a carne dos roedores.
Os animais mortos foram retirados do local pelo Setor de Zoonoses e devem ser encaminhados a um laboratório na capital para análise.

“A gente está vendo quais laboratórios podem nos assistir agora, para levá-las, podem elas são grandes. Um animal adulto pode chegar até a 100 kg. Então, estamos fazendo uma força tarefa aqui para encaminhar esses animais para análise.”
Em nota, a Prefeitura de Piedade informou que não recebeu nenhuma solicitação formal a respeito do assunto. O caso segue sob investigação.

Fonte: Portal G1

Relacionadas

09.05.2024_FEBRE_OROPOUCHE_Adobe_Stock_MATÉRIA
12.08.2024_FeiraPetVet_Freepik
09.08.2024_Justiça reafirma necessidade de registro e RT em uma das maiores empresas produtoras de colágeno bovino no mundo_Freepik
CNP PUBLICIDADE

Mais Lidas

Diagnóstico por imagem é uma das especialidades reconhecidas pelo CFMV
Crédito: Acervo CRMV-SP
Notebook com a tela inicial da Solução Integrada de Gestão do CRMV-SP (SIG CRMV-SP)
Responsável técnico é a figura central que responde ética, legal e tecnicamente pelos atos profissionais da empresa
Crédito: Freepik
Em São Paulo, a primeira instituição destinada ao ensino da Veterinária teve origem no Instituto de Veterinária, nas dependências do Instituto Butantan, no ano de 1919 Crédito da foto: Acervo Histórico/FMVZ-USP

Contato

(11) 5908 4799

Sede CRMV-SP 

Endereço: Rua Apeninos, 1.088 – Paraíso – CEP: 04104-021
Cidade: São Paulo

Newsletter

Todos os direitos reservados ao Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado de São Paulo – CNPJ: 50.052.885/0001-40