A capital paulista sediou o 1º Simpósio Brasil – Alemanha de Bem-estar Animal, promovido pela Câmara de Comércio e Indústria Brasil-Alemanha de São Paulo, no dia 24/09. Com foco em discussões voltadas aos animais de produção, o evento foi acompanhado por profissionais do Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado de São Paulo (CRMV-SP).
Na ocasião, foi lançado o livro “O bem-estar animal no Brasil e na Alemanha – Responsabilidade e Sensibilidade”, que reúne 40 produções de diversos profissionais em 300 páginas, com prefácio das ministras da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Tereza Cristina C. da Costa Dias; e da Alimentação e Agricultura da Alemanha, Julia Klöckner.
Um dos artigos do volume é de autoria da presidente da Comissão Técnica de Bem-estar Animal do Conselho, Profa. Dra. Cristiane Schilbach Pizzutto. Ela estava presente ao evento, ao lado das médicas-veterinárias Claudia Sophia Leschonski, que integra as comissões técnica de Bem-estar Animal e de Equideocultura do Regional; e Rebecca Politti, assessora especial do CRMV-SP.
A programação do Simpósio contou com temáticas abordando legislação, ética, economia e mídia partindo do prisma do bem-estar animal, passando pelo segmento de produção e, também, pincelando questões envolvendo os pets.
Debates
A palestra de abertura, “Aspectos Científicos e Ensino”, abordou das realidades de métodos de apanha do frango de corte às questões socioeconômicas de diferentes países, com um debate sobre os desafios do setor produtivo em relação ao bem-estar animal e os problemas enfrentados para alimentar populações de nações subdesenvolvidas.
Segundo o Prof. Dr. Jörg Hartung, que representou a Universidade de Hannover (Alemanha) e é um dos editores do livro, a necessidade de solucionar um problema não exclui a resolução do outro. “Acredito que haja recursos tecnológicos e profissionais capacitados para a evolução nos dois aspectos e que, investindo no bem-estar animal, podemos aumentar a segurança alimentar em países pobres”, comentou.
O Prof. Dr. Mateus Paranhos da Costa, da Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinária da Universidade Estadual Paulista Júlio Mesquita Filho (FCAV-Unesp), campus Jaboticabal, e também um dos colaboradores da publicação, ressaltou a necessidade de iniciativas sociais, que ultrapassem o aspecto financeiro. “Temos uma preocupação real, não só uma discussão criada.”
Contribuição
Na opinião da presidente da Comissão Técnica de Bem-estar Animal do CRMV-SP, o evento e o livro foram uma forma “brilhante” que a Câmara encontrou para mostrar a diferentes setores da sociedade a evolução das boas práticas de bem-estar e o quão difícil é aplicá-las, especialmente no âmbito do setor produtivo. “Excelentes nomes foram reunidos nessa obra. São profissionais engajados que sinalizam que é possível ter animais de produção agregando bem-estar e qualidade no produto final”, comentou Cristiane.
Para Claudia Leschonski, o livro chama atenção pela abrangência de diferentes espécies sob a ótica de dois países distintos. “Além disso, a publicação é muito interessante, pois traz uma radiografia real da situação no Brasil e na Alemanha, mostrando desafios e conquistas. Trata-se de uma avaliação honesta dos profissionais envolvidos”, afirmou.




(Cristiane Schilbach Pizzutto)