A castração como técnica para controlar a população de cães e gatos

Milhares de famílias brasileiras possuem em suas residências animais de estimação como cães e gatos. Apreciados como companheiros para crianças, idosos, casais sem filhos, ou por qualquer pessoa que goste de animais, as várias histórias que comprovam a dedicação e proteção de cães com seus donos revelam o quanto é benéfico ter estes amigos por perto. Dados da Pesquisa Ibope Inteligência, realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) em 2016, apontam que 44,3% dos domicílios do País possuem pelo menos um cachorro, o equivalente a 28,9 milhões de unidades domiciliares. Em relação à presença de gatos, 17,7% dos lares possuem pelo menos um, o equivalente a 11,5 milhões de residências.

Hoje, no mundo, há 1,56 bilhão de animais de estimação. O Brasil aparece como o quarto maior. Em primeiro, está a China, com 289 milhões, em seguida os Estados Unidos com 226 milhões e Reino Unido, com 146 milhões. No entanto, é o segundo em população de cães e gatos, atrás apenas dos Estados Unidos (74,1 e 73,6, respectivamente).

Na atualidade há um aumento considerável no comércio de produtos e serviços para os animais de companhia. A Associação Brasileira da Indústria de Produtos para Animais de Estimação (Abinpet) verificou no ano de 2016, o mercado nacional chegou a movimentar R$ 19 bilhões, crescimento de 5,7% em relação a 2015, quando fechou o ano em R$ 18 bilhões. O segmento que apresentou maior faturamento foi o de alimentação, respondendo por 67,6% do total com estimativa de 2,59 milhões de toneladas de ração produzidas em 2016. Em seguida vem o de serviços, com 16,4%; o de equipamentos, acessórios, produtos de higiene e beleza animal, com 8,2%; e o de medicamentos veterinários, com 7,8% do faturamento total do mercado.

Apesar de muitos pets serem valorizados e cuidados por seus tutores, há uma grande quantidade de animais abandonados vivendo nas ruas. Todos eles são suscetíveis a contraírem doenças graves e de fácil proliferação, como a raiva e a leptospirose, transmissíveis aos seres humanos. Podem ainda, provocar acidentes e serem vítimas de maus tratos. A Organização Mundial da Saúde (OMS) estima que exista no Brasil 30 milhões de animais abandonados, dos quais cerca de 10 milhões são gatos e 20 milhões cães.

No Brasil, a questão do abandono representa um problema de saúde pública. Os centros de abrigo e organizações não governamentais encontram-se superlotados e não conseguem recolher e cuidar de todos os animais que aparecem diariamente em seus portões. Uma das soluções viáveis para amenizar este impasse é a castração cirúrgica de cães e gatos. O método apresenta-se como alternativa eficaz no controle populacional e propicia a redução da natalidade sem agredir os direitos e bem-estar dos animais.

Apesar do método de castração cirúrgicas ser aparentemente simples, muitos tutores ainda se deparam com a dúvida: “castrar ou não castrar”, seja por receio quanto à segurança da cirurgia, do uso da anestesia ou medo do animal engordar ou sofrer depressão após o procedimento. No entanto, quando é realizado por profissionais capacitados e em clínicas sérias, a castração só traz benefícios. “A castração é segura e previne uma série de doenças no futuro. Contudo, o dono do animal deve escolher um médico-veterinário de confiança e averiguar com cuidado se a clínica escolhida para realizar o procedimento cirúrgico está de acordo com as normas de segurança requeridas pelo CRMV-SP. Se a castração for realizada em campanhas ou mutirões, deve-se exigir o nome do responsável técnico (RT) pelo procedimento e do responsável pelo projeto”, explica o médico-veterinário e presidente da Comissão de Clínicos de Pequenos Animais do CRMV-SP, Rodrigo Soares Mainardi.

Mainardi destaca que a recomendação é a de que os cães e gatos sejam castrados a partir do quarto mês de vida após o término das principais vacinas. Não há uma data limite para a realização da castração, desde que o animal apresente condições de saúde para suportar o ato cirúrgico. “Um animal com mais idade demanda maior cuidado em todos os processos, principalmente com relação ao anestésico e aos exames pré-cirúrgicos, que devem ser realizados com maior detalhamento para que o risco seja menor”, explica.

A Profa. Dra. Rita de Cassia Maria Garcia, médica-veterinária e membro da diretoria da Associação Médico-Veterinária Brasileira de Bem-Estar Animal (AMVEBBEA), da Associação Brasileira de Medicina Veterinária Legal (ABMV) e do Instituto Técnico de Educação e Controle Animal (ITEC), diz que a castração bem feita auxilia na prevenção do câncer de mama. “Quanto mais cedo a fêmea for castrada, menor serão as chances de desenvolver a doença”. A castração também previne que os animais desenvolvam infecções uterinas, tumores e cistos ovarianos. No caso de cães e gatos machos, o procedimento reduz a chance de ocorrência de hiperplasia da próstata e tumor testicular, além de diminuir o comportamento de marcação de território e reduzir a agressividade em alguns casos. O método também é importante no controle de doenças que são afetadas por hormônios, como a diabetes e epilepsia.

Ao evitar gestações indesejáveis, a castração contribui para a queda do número de abandonos, contudo, como medida isolada de controle populacional não é suficiente e deve estar associada a medidas de educação que envolvam a questão de “posse responsável”. “Os projetos de orientação deveriam ser a principal forma de controle populacional. Castrar ajuda, mas não resolve o problema. Há muitos anos, centenas de projetos são desenvolvidos e não se tem um controle efetivo. A instrução deve abranger todas as classes sociais e ter como foco não apenas o animal, mas também o ambiente e, principalmente, o homem”, acredita Mainardi.

Pensando nisso, o CRMV-SP lançou no início deste ano a campanha “Quando a gente gosta é claro que a gente cuida”. O projeto teve como objetivo conscientizar a população sobre o cuidado com os animais e as consequências do seu abandono por meio de vídeo e materiais informativos. “O abandono de animais é um problema global que merece atenção de toda sociedade. É preciso um maior comprometimento de todos com relação a saúde e o bem-estar dos animais, assim como com a saúde humana e ambiental”, afirma o presidente do Conselho, Dr. Mário Eduardo Pulga.

O título da campanha realizada pelo CRMV-SP foi retirado da música “Sozinho”, do compositor Peninha, e representou a ideia central da ação. Durante três meses, diversos folhetos educativos foram distribuídos em escolas, ONGs e em pedágios, contendo orientações sobre guarda responsável e dicas para melhorar a relação entre tutores e seus cães e gatos. Peças de comunicação também foram veiculadas em linhas do Metrô de São Paulo, em ônibus municipais e em terminais rodoviários, além das redes sociais do CRMV-SP. O vídeo institucional alcançou mais de 200 mil visualizações.

Riscos

Os riscos da castração não podem deixar de ser considerados. Por mais desenvolvidas que sejam as técnicas cirúrgicas e de anestesia, intercorrências podem ocorrer, mesmo quando são aplicados todos os cuidados pré, trans e pós-operatório, pois é preciso considerar as respostas individuais dos pacientes. Ao castrar um animal, deve-se levar em conta que hormônios, como a testosterona serão diminuídos pela intervenção cirúrgica, o que significa que todas as atitudes causadas por ele mudarão para sempre, o que pode ser positivo ou negativo, dependendo do animal. “Quando se faz a exérese das gônadas, ovários e testículos, os estrógenos, progesterona e testosterona deixam de ser produzidos e a sua concentração na circulação diminui. Entretanto, pequenas quantidades desses hormônios ainda são sintetizadas em outros locais como adrenais e tecido gorduroso”, explica a médica-veterinária e docente da Universidade de São Paulo (USP), Dra. Clair Motos de Oliveira.

Um dos pontos importantes da castração é a questão da obesidade. “O controle do peso corpóreo envolve uma complexa interação de neurotransmissores e hormônios. Pode ocorrer um ganho de peso de até 40% em filhotes castrados, contudo, quando se realiza um controle qualitativo e quantitativo da dieta e os animais são exercitados regularmente, não ocorre a diferença no ganho de peso comparado a animais sexualmente intactos. Desta forma, recomenda-se que a dieta seja controlada após a cirurgia de contracepção”, afirma o médico-veterinário da Universidade Estadual Paulista (Unesp) Botucatu e líder do grupo de pesquisa do Núcleo de Anestesiologia Veterinária (NAVE), Prof. Dr. Stelio Pacca Loureiro Luna.

O comportamento de cães e gatos muda pouco após a castração, pois ele depende de outros fatores além do hormonal. Contudo, os animais castrados ainda jovens, principalmente os gatos, tendem a ser menos andarilhos, já os adultos, se tiverem o hábito de sair, podem não mudar este costume. “Nos cães machos, a castração normalmente não altera o comportamento, ele apenas deixa de reproduzir, mas pode continuar cobrindo fêmeas em estro, e se tiverem acesso à rua, ficam expostos a doenças sexualmente transmissíveis, brigas, atropelamento e maus tratos, assim como os machos não castrados”, salienta Clair. Nas fêmeas caninas, o comportamento normalmente não se modifica, enquanto nas gatas se nota melhora por conta da ausência do estro. A castração também pode levar as fêmeas castradas antes do primeiro cio a desenvolverem incontinência urinária e a dermatite perivulvar.

Apesar de ser uma cirurgia aparentemente simples, a castração mal realizada pode causar inúmeros problemas para a vida do animal, como sangramento pós-operatório e até óbito se não houver intervenção. “A dor pós-operatória pode evoluir para dor neuropática pelo uso insatisfatório de analgésicos no período peri-operatório. A deiscência de pontos pode causar evisceração, peritonite e até levar a morte do animal. Há ainda outros problemas que podem aparecer posteriormente, como a síndrome do ovário remanescente, a piometra de coto uterino, formação de trajetos fistulosos, granulomas e aderências”, explica o Dr. Stelio Luna.

Normalmente, não há indicação para se submeter um animal com idade igual ou acima de sete anos a castração, a menos que ele desenvolva alguma doença uterina ou ovariana. Contudo, se o procedimento for indicado a animais nestas condições e for realizado por profissionais habilitados, o risco de complicações é mínimo. “Quando submetemos um cão ou gato idoso a um procedimento cirúrgico, deve-se levar em consideração que, embora pequenos, existem os perigos anestésicos, como por exemplo, a reação anafilática, dentre outros fatores que podem ser agravados devido às condições gerais ao animal”, diz a Dra. Clair de Oliveira.

Mutirões de castração

Em setembro de 2016, o CRMV-SP publicou a Resolução Nº 2579/2016, que detalha os procedimentos para os mutirões de castração de cães e gatos. A norma visa orientar os médicos-veterinários e promover mais saúde e bem-estar aos animais. A principal mudança em relação às regras anteriores é a determinação de uma estrutura física adequada mínima para a realização dos procedimentos. Agora, além das salas de pré-cirurgia, cirurgia e pós-operatório, são exigidos espaços específicos para paramentação da equipe e esterilização dos materiais. “Já tomamos conhecimento de mutirões realizados em tendas improvisadas em praças, por exemplo. Este não é o ambiente adequado para operar um animal. A Resolução foi reformulada para garantir mais segurança e conforto aos nossos pacientes”, afirma o presidente do CRMV-SP, Dr. Mário Eduardo Pulga.

O médico-veterinário Rodrigo Mainardi diz que as medidas preconizadas pelo CRMV-SP vieram para aperfeiçoar e tornar o procedimento mais ético, seguro e digno para os animais. “Houve a preocupação em subir um degrau, almejando um dia que seja atingida a excelência, sem perder a noção da realidade do Estado”, diz.

Sensibilizadas com a situação a que muitos animais são submetidos ao serem abandonados por seus tutores, muitas ONGs e clínicas veterinárias realizam cirurgias gratuitas. Os mutirões se caracterizam por realizar o maior número possível de procedimentos em um curto período de tempo, geralmente em um dia. “Todos os cuidados exigidos para uma cirurgia individual devem ser levados em conta em um mutirão, contudo, em grande escala, incluindo a qualidade dos materiais utilizados”, enfatiza a Dra. Rita de Cassia Maria Garcia.

A médica-veterinária destaca ser imprescindível que o responsável pelo mutirão cuide de todos os detalhes do procedimento cirúrgico, desde a limpeza dos equipamentos utilizados para a contenção e manejo do animal, até os cuidados para o controle da dor. “Tudo deve ser pensado, desde a chegada do animal, até o momento de sua alta. Essa atenção é fundamental para o sucesso do procedimento e diminuição do estresse e sofrimento do paciente”, explica.

Seguir as normas descritas na Resolução, colocar o número do CRMV-SP, ter um prontuário por animal, registrar todo o protocolo anestésico utilizado, bem como as medicações para controle de dor, intercorrências no trans operatório, e acompanhamento, se necessário, no pós-operatório, são medidas que devem ser asseguradas pelos médicos-veterinários responsáveis pelos mutirões. “Também é importante que o RT tenha autorização do proprietário do animal ou responsável para a realização da cirurgia, explicando detalhadamente todos os riscos do procedimento”, alerta a Garcia.

Nos últimos anos, o número de processos éticos gerados pela ocorrência de problemas registrados em mutirões de castração cresceu consideravelmente. Para o Dr. Stelio Pacca Loureiro Luna, o aumento se deve a imperícia, negligência e crescimento no número de cirurgias. Para ele, muitas vezes, a necessidade de licitação junto a prefeituras e instituições públicas e privadas, expõe a atividade a custos baixos que inviabilizam a execução de um trabalho com qualidade. A pressa e a prioridade na quantidade de procedimentos cirúrgicos também podem fazer com que os programas sejam realizados sem o mínimo de condições de antissepsia, paramentação e ambiente, o que coloca em risco a saúde dos pacientes e até mesmo do profissional. “Nestas situações, o ônus é maior do que o bônus, pois programas de controle populacional mal projetados podem gerar maiores complicações e gastos, e não atingem o seu objetivo principal, que é o de controlar a população de uma determinada região, com garantia de bem-estar animal e o apoio da comunidade”, frisa Luna.

Para o médico-veterinário e conselheiro efetivo do CRMV-SP, Dr. Márcio Rangel de Mello, a necessidade dos mutirões de castração é incontestável, contudo, deve haver critérios. “Enquanto inúmeros profissionais investem na montagem de hospitais e clínicas e obedecem todas as resoluções para a realização segura de castrações, outros improvisam um centro cirúrgico dentro de uma sala de escola, sem o mínimo de condição técnica. A concorrência é desleal e a culpa é da classe que se submete a realizar este tipo de trabalho”, enfatiza. Ressalta ainda que os colegas devem encarar as normas do Conselho com respeito, e as ONG’s buscar parcerias com prefeituras e clínicas que ofereçam estrutura e condições para realizar os procedimentos com segurança e qualidade.

A Dra. Rita de Cassia diz que não basta ser médico-veterinário para realizar uma cirurgia de castração. É necessário capacitação e treinamento. “A maioria dos problemas trans e pós-operatórios estão relacionados com as “mãos” do cirurgião. À medida que estudei e me aperfeiçoei, os problemas pós-operatórios deixaram de existir. Sofrimento animal e processos éticos podem ser reduzidos pelo treinamento”, acredita.

O ensino superior também tem importante papel neste cenário. “Infelizmente, não há controle por parte do Ministério da Educação (MEC) no que concerne a qualidade das instituições que formam os alunos de graduação. Uma ação necessária seria a necessidade do recém formado prestar um exame de certificação, assim como acontece com os advogados. Esta conduta já foi realizada no passado pelo Conselho Federal de Medicina Veterinária (CFMV). Assim, cabe aos professores fazer o melhor para que o aluno desenvolva suas competências e que o ingressante escolha a instituição não pela facilidade na admissão, mas pela qualidade e índices de avaliação”, recomenda o Dr. Stelio Pacca Loureiro Luna.

Inovações

As cirurgias de mínima invasão (MIS) são todos os procedimentos cirúrgicos realizados sob visualização endoscópica, como é o caso da laparoscopia ou os vídeos assistidos, que normalmente envolvem a utilização de endoscópios rígidos. Quando comparadas as técnicas tradicionais, têm como vantagem a diminuição do estresse pós-cirúrgico, que se devem as incisões menores, causando assim menos trauma tecidual e, consequentemente, menos dor. Pelos mesmos motivos, os riscos de desenvolvimento de complicações após o procedimento de castração também são diminuídos. “As cirurgias de mínima invasão são seguras, desde que seguidas as regras básicas e realizadas por profissionais preparados. Estes procedimentos são uma alternativa confiável e o aumento de sua utilização provavelmente será inevitável”, acredita a médica-veterinária Dra. Clair Motos de Oliveira.

A técnica da castração com gancho é uma das cirurgias do tipo de mini invação e prevê uma pequena incisão no animal, de 2 a 3 centímetros. Como todo ato cirúrgico, deve ser realizado apenas por cirurgiões com experiência. “Neste método há menor possibilidade de traumas e complicações, como evisceração e maior facilidade de cicatrização”, explica o médico-veterinário Dr. Stelio Pacca Loureiro Luna.

O Dr. Rodrigo Mainardi frisa que a técnica do gancho torna a cirurgia de castração mais rápida e limpa, com menor manipulação de equipamentos, e por consequência, um retorno cirúrgico e pós-operatório melhor para as fêmeas. “As desvantagens ocorrem para os profissionais inexperientes, dada a dificuldade de encontrar e exteriorizar o útero e ovários e visualizar a ligadura ao final do procedimento”, diz.

Outra opção são as cirurgias de castração a laser. A técnica é uma maneira relativamente nova e nem todos os médicos-veterinários a oferecem. Assim como na cirurgia tradicional, o animal é colocado sob efeito de anestesia antes da operação. O laser é usado no lugar do bisturi para separar os órgãos reprodutivos. Embora a tecnologia a laser seja menos dolorosa que a tradicional, ela requer mais tempo de recuperação. A cirurgia também é mais cara do que a efetuada pelos procedimentos tradicionais devido ao treinamento especial que os veterinários têm que se submeter para empregar o equipamento.

Métodos de impedimento de reprodução não cirúrgicas

Além da castração cirúrgica, há formas de se controlar a população de cães e gatos com o emprego de métodos não cirúrgicos.

Contracepção química

Os contraceptivos esteroides a base de progesterona, além de não serem seguros na prevenção de gestação, predispõe o animal a outras doenças se utilizados por um longo período, como infecção uterina, diabetes e nódulos mamários. “Se for utilizado em fêmea já gestante, pode interferir na formação de órgãos e nos sistemas do feto”, esclarece a Dra. Clair Motos de Oliveira.

Os análogos do GnRH (hormônio liberador de gonadotrofinas) atuam na supressão do eixo hipofisário-gonodal e bloqueiam a produção de hormônios e gametas. Podem ser utilizados em machos e fêmeas e o efeito é imediato e reversível. O alto custo do produto dificulta a sua utilização. Vale ressaltar que os contraceptivos esteroides e os análogos do GnRH são contraceptivos temporários.

O Gluconato de zinco é uma injeção que tem como função destruir as células do testículo que produzem os espermatozoides. Neste método, denominado castração química, não cirúrgica, uma ou duas aplicações já são suficientes para que o animal fique esterilizado. O medicamento pode ser aplicado a partir do terceiro mês de vida, em qualquer raça de machos. “Com este método é possível esterilizar um grande número de animais em um espaço curto de tempo. Como não há necessidade de montar todo o aparato de uma cirurgia convencional, o custo é bem menor. Para prefeituras que atuam com restrições orçamentárias para mutirões de controle população, vejo como um caminho bastante interessante”, explica o médico-veterinário do Instituto Federal de São Paulo (IFSP), Dr. Francisco Rafael Martins Soto.

Soto ressalta que , a técnica de castração química de machos é promissora, contudo, ainda há resistência de algumas organizações de protetores de animais. “Realizei diversas pesquisas sobre o uso do gluconato de zinco e todos os resultados foram positivos. Há várias publicações nacionais e internacionais que atestam a segurança da técnica”, afirma. O procedimento não pode ser aplicado em fêmeas e em machos debilitados.

Imunocontracepção

O objetivo da imunocontracepção é desenvolver uma vacina contra um alvo no sistema reprodutivo. A vacina seria responsável por induzir a formação de anticorpos, enquanto a imunidade suprimiria a função reprodutiva normal. “Os alvos atuais da vacina são a zona pelúcida (ZP) e os receptores para LH (GnRH). Diversas pesquisas são realizadas neste campo para o controle da superpopulação de animais selvagens. Consequentemente, essas estratégias têm sido aplicadas ao controle de cães e gatos”, diz Clair.

A Vacina ZP é eficaz apenas na prevenção da gestação, ou seja, o ciclismo hormonal não é afetado. A ligação de anticorpos à superfície da zona pelúcida de ovócitos os torna inacessíveis a espermatozoides, impedindo assim o processo de fertilização.

Na Vacina Anti-GnRH os anticorpos produzidos impedem a sua ligação aos receptores GnRH, impossibilitando a liberação de glândulas gonodotrofinas (FSH e LH). A vacina tem a vantagem de inibir o ciclo hormonal e os comportamentos associados e são eficazes tanto em fêmeas quanto em machos. Dentre as desvantagens estão a variação nas respostas individuais e a necessidade de imunização repetida, além do uso de um adjuvante.

Antígenos espermáticos consistem em utilizar anticorpos capazes de se ligar às moléculas bioativas da superfície de espermatozoides, impedindo assim a fertilização. “Alternadamente, se os anticorpos estiverem presentes no muco cervical, podem causar a aglutinação dos espermas, impedindo-os de chegar ao trato reprodutivo das fêmeas”, esclarece a médica-veterinária.

Os métodos físicos, como os utilizados em humanos, como o DIU (dispositivo intrauterino), estão sendo testados em cadelas, porém, há dificuldade para o acesso do local para a colocação do dispositivo, bem como para a manutenção dessas peças.

Relacionadas

Alunos e professores posam para a foto durante a Semana Acadêmica da Veterinária na USP.
03.04.2024_ELEIÇÕES_PEÇA_JUSTIFICATIVA__SEM_RODAPE
Presidente do CRMV-SP, Odemilson Donizete Mossero, parabeniza a presidente eleita para a gestão 2024-2027 do Regional. Eles olham para a câmera e fazem um cumprimento de mão, sorrindo, em frente a logomarca do Conselho.
Três mulheres e dois homens estão lado a lado, sorrindo para a foto.

Mais Lidas

Notebook com a tela inicial da Solução Integrada de Gestão do CRMV-SP (SIG CRMV-SP)
Diagnóstico por imagem é uma das especialidades reconhecidas pelo CFMV
Crédito: Acervo CRMV-SP
Responsável técnico é a figura central que responde ética, legal e tecnicamente pelos atos profissionais da empresa
Crédito: Freepik
Em São Paulo, a primeira instituição destinada ao ensino da Veterinária teve origem no Instituto de Veterinária, nas dependências do Instituto Butantan, no ano de 1919 Crédito da foto: Acervo Histórico/FMVZ-USP

Contato

(11) 5908 4799

Sede CRMV-SP 

Endereço: Rua Apeninos, 1.088 – Paraíso – CEP: 04104-021
Cidade: São Paulo

Newsletter

Todos os direitos reservados ao Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado de São Paulo – CNPJ: 50.052.885/0001-40