CES aprova por unanimidade a recomendação de propostas do Regional ao MS

Reunião do Pleno contou com a participação do secretário de Saúde do Estado de São Paulo
Texto: Comunicação CRMV-SP
Foto: CNS

É de longa data a defesa do Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado de São Paulo (CRMV-SP) quanto à necessidade iminente da incorporação do conceito de Saúde Única como uma diretriz do Sistema Único de Saúde (SUS) e a inclusão de estabelecimentos médico-veterinários (ambulatórios, consultórios, clínicas e hospitais) no Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde (CNES).

Nesta semana, ambas as propostas de políticas públicas foram apresentadas ao Pleno do Conselho Estadual de Saúde (CES), que aprovou por unanimidade a recomendação das pautas do CRMV-SP ao Ministério da Saúde (MS). A reunião contou com a presença do secretário de Saúde do Estado de São Paulo, José Henrique Germann Ferreira.

“A receptividade foi ótima e muitos conselheiros se manifestaram positivamente”, comemora a médica-veterinária Suely Stringari de Souza, representante do CRMV-SP no CES, que também ressalta como resultado o reconhecimento do papel do profissional da Medicina Veterinária no âmbito da saúde pública.

“Houve até a proposta de criação de um grupo de trabalho com representantes da Saúde, Agricultura e Meio Ambiente para aprofundamento e proposições de políticas públicas”, enfatiza Suely.

Conquista expressiva

O Regional já havia formalizado as propostas aos Conselhos de Saúde das cidades, por meio de ofícios enviados em fevereiro, visando a inclusão dos temas na pauta das etapas municipais da 16º Conferência Nacional de Saúde. A intenção é que as propostas passem para a etapa estadual até chegarem à nacional.

“O apoio do CES é uma conquista muito expressiva, principalmente no sentido de contribuir para que as propostas sejam abraçadas nas conferências de saúde”, frisa a Dra. Adriana Maria Lopes de Vieira, médica-veterinária e presidente da Comissão Técnica de Saúde Pública Veterinária do CRMV-SP, que apresentou as propostas durante a reunião.

Estabelecimentos de saúde

Esse resultado, segundo Adriana, soma-se à moção apresentada durante a 1ª Conferência Nacional de Vigilância em Saúde, realizada pelo Conselho Nacional de Saúde (CNS), no início do ano passado.

O documento, cuja elaboração contou com participação do CRMV-SP, colaborou para que, posteriormente, o reconhecimento de estabelecimentos médico-veterinários como de saúde fosse oficialmente recomendado pelo Conselho Nacional de Saúde (CNS) ao MS e à Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

Pela saúde pública

As justificativas elencadas pelo CRMV-SP para essa defesa incluem o fato de que, para a Organização Mundial da Saúde (OMS), o conceito de Saúde Única – cujos pilares são saúdes humana, animal e ambiental – deve ser a abordagem utilizada para implementar programas, políticas, legislação e pesquisa para alcançar melhores resultados para a saúde pública.

Quanto ao reconhecimento dos estabelecimentos médico-veterinários como sendo de saúde, trata-se de uma necessidade iminente, uma vez que nesses estabelecimentos, da mesma forma que ocorre nos de saúde humana, também são realizados tratamentos com substâncias de uso controlado e antineoplásicos, por exemplo.

Relacionadas

Profissionais da Zona Norte posam na foto com a diretoria do CRMV-SP. O grupo com 30 pessoas está de pé e sorri para a foto. Somente um profissional está agachado. Ao fundo, banner da Sociedade dos Médicos-veterinários da Zona Norte de São Paulo e do CRMV-SP com os dizeres: Bem-vindo ao nosso evento).
Na foto, presentes durante a solenidade, da esquerda para a direita, estão a integrante da Comissão Técnica de Medicina Veterinária Legal do CRMV-SP, Ana Cristina Tasaka; a integrante da Comissão Técnica de Pesquisa Clínica Veterinária do CRMV-SP, Silvana Lima Gorniak; o presidente do CRMV-SP, Odemilson Donizete Mossero; a presidente da Comissão Técnica de Pesquisa Clínica Veterinária do CRMV-SP, Greyce Balthazar Lousana; a tesoureira e presidente da Comissão Técnica de Responsabilidade Técnica do CRMV-SP, Rosemary Viola Bosch; e a integrante da Comissão Técnica de Pesquisa Clínica Veterinária do CRMV-SP, Clea de Carvalho Camargo.
Foto: Arquivo pessoal/ Fábio Manhoso
27.05_GUIA DA BOA RELAÇÃO_MATÉRIA

Mais Lidas

Diagnóstico por imagem é uma das especialidades reconhecidas pelo CFMV
Crédito: Acervo CRMV-SP
Notebook com a tela inicial da Solução Integrada de Gestão do CRMV-SP (SIG CRMV-SP)
Responsável técnico é a figura central que responde ética, legal e tecnicamente pelos atos profissionais da empresa
Crédito: Freepik
Em São Paulo, a primeira instituição destinada ao ensino da Veterinária teve origem no Instituto de Veterinária, nas dependências do Instituto Butantan, no ano de 1919 Crédito da foto: Acervo Histórico/FMVZ-USP

Contato

(11) 5908 4799

Sede CRMV-SP 

Endereço: Rua Apeninos, 1.088 – Paraíso – CEP: 04104-021
Cidade: São Paulo

Newsletter

Todos os direitos reservados ao Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado de São Paulo – CNPJ: 50.052.885/0001-40