Identificação dos animais atendidos pelos mutirões é fundamental

Orçamento das campanhas deve prever os custos com os registros seja com placa numerada, microchipagem ou tatuagem
Texto: Comunicação CRMV-SP
Foto: Acervo CRMV-SP

Quando mutirões de castração são promovidos, é frequente que o registro dos animais submetidos à cirurgia se limite ao prontuário do atendimento médico-veterinário realizado na ação. Porém, resoluções e legislações preveem que cães e gatos sejam identificados.

De acordo com a médica-veterinária Anne Pierre Helzel, assessora técnica do Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado de São Paulo (CRMV-SP), a observação consta nos textos da Resolução CRMV-SP nº 2.579/16, da Lei Estadual nº 12.916/08 e do Decreto Estadual nº 63.504/18.

“Portanto, o orçamento do mutirão de castração deve prever os custos da identificação do animal, seja com placa numerada, microchipagem ou tatuagem”, diz Anne, lembrando que a documentação do histórico dos cães e gatos, quanto à castração, as vacinas e suas condições gerais de saúde, também é necessária, conforme prevê a Resolução do CRMV-SP.

O Conselho ressalta que a identificação promove o consenso de responsabilidade dos tutores com seus animais e é uma medida de segurança para casos de fuga ou desaparecimento do cão ou gato, aumentando a chance de sua localização.

Relacionadas

Três mulheres pousando para foto na frente de um painel roxo escrito Pet Comportamento em letras brancas. Da esquerda para a direita são elas: Deputada estadual Clarice Ganem, a vice-presidente do CRMV-SP Carolina Saraiva de Filippos e a presidente do CRMV-SP, Daniela Pontes Chiebao.
Mulher branca loira com trança no cabelo, usando uniforme rosa olha para cão preto da raça basset que está internado em uma clínica veterinária.
Cão labrador da cor marrom está deitado e com a língua de fora. Sobre uma de suas patas um gato de pelos longos e alaranjados está recostado.
Imagem do mosquito transmissor da Febre Oropouche.

Mais Lidas

Diagnóstico por imagem é uma das especialidades reconhecidas pelo CFMV
Crédito: Acervo CRMV-SP
Notebook com a tela inicial da Solução Integrada de Gestão do CRMV-SP (SIG CRMV-SP)
Responsável técnico é a figura central que responde ética, legal e tecnicamente pelos atos profissionais da empresa
Crédito: Freepik
Em São Paulo, a primeira instituição destinada ao ensino da Veterinária teve origem no Instituto de Veterinária, nas dependências do Instituto Butantan, no ano de 1919 Crédito da foto: Acervo Histórico/FMVZ-USP

Contato

(11) 5908 4799

Sede CRMV-SP 

Endereço: Rua Apeninos, 1.088 – Paraíso – CEP: 04104-021
Cidade: São Paulo

Newsletter

Todos os direitos reservados ao Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado de São Paulo – CNPJ: 50.052.885/0001-40. 

DPO do CRMV-SP: Zanandrea Freitas – zanandrea.dpo@crmvsp.gov.br