Buscar uma especialização é um passo natural para quem deseja crescer na carreira e desenvolver competências específicas. Com o avanço constante do conhecimento, novas especialidades vêm surgindo nas áreas de atuação de médicos-veterinários e zootecnistas.
Mas qual é a diferença entre cursos, títulos e especialidades na Medicina Veterinária e na Zootecnia?
O título de especialista nessas áreas é regulamentado e sua concessão normatizada pelo Conselho Federal de Medicina Veterinária (CFMV). Somente entidades habilitadas, que atendem aos critérios definidos em resolução, podem conceder esse título aos profissionais. Ter um curso de pós-graduação, mestrado ou doutorado não é suficiente para ser especialista.
Para obter esse título, o profissional precisa ser aprovado em avaliação aplicada por uma das entidades habilitadas. Essas entidades também são responsáveis por emitir o certificado de especialista e enviar ao CFMV a lista de aprovados, para registro e atualização cadastral.
Médicos-veterinários e zootecnistas que não têm o título de especialista registrado no Sistema CFMV/CRMVs não podem se promover como especialistas. Caso façam isso, estão sujeitos a sanções e mais expostos a processos por má prática, movidos pelos responsáveis dos animais.
O que você precisa saber:
- Os títulos de especialista valem por 5 anos;
- Não é permitido obter mais de um título usando o mesmo curso e a mesma prova;
- A renovação do título deve ser feita pela entidade autorizada;
- Se não for renovado, o título pode ser suspenso por até 90 dias e, depois disso, cancelado;
- A entidade autorizada deve informar ao CFMV os títulos que forem suspensos ou cancelados

Como se preparar para ser um especialista?
O profissional que deseja obter o título de especialista deve escolher uma área e investir em conhecimento. A titulação permite maior empregabilidade, diferenciação no mercado e ascensão na carreira. No caso de clínicas de animais e centros de especialidades, o título é importante porque diferencia os valores das consultas.
Como solicitar seu título de especialista?
Com a publicação da Resolução CFMV nº 1.572/2023, as entidades habilitadas serão as responsáveis por conceder o título de especialista aos profissionais que tenham sido aprovados nas provas por elas realizadas, sendo responsável pela entrega do certificado. Portanto, não é necessário processo junto ao CRMV local para homologação do título de especialista. Para saber quais são as entidades habilitadas para concessão de títulos de especialistas, acesse: https://www.cfmv.gov.br/titulo-de-especialista/medicos-veterinarios/2020/01/10/
