O avanço do conhecimento nas diferentes áreas de atuação profissional dos médicos-veterinários e zootecnistas tem determinado o surgimento contínuo de especialidades. Buscar por uma especialização tem sido um caminho natural para o profissional que quer se destacar na carreira e desenvolver habilidades específicas.
A titulação de especialista em Medicina Veterinária e Zootecnia é normatizada pelo Conselho Federal de Medicina Veterinária (CFMV). As entidades habilitadas e que cumprem os requisitos em resolução, são as responsáveis por conceder o título de especialista aos profissionais.
Não basta ter feito um curso de pós-graduação, mestrado ou doutorado para se autodeclarar especialista. O profissional que pretende obter o título deve se submeter as provas elaboradas pelas respectivas entidades, as quais serão responsável pela entrega do certificado e envio da lista de profissionais aprovados ao CFMV para ciência e atualização cadastral.
Você sabia?
– Os títulos têm validade de 5 anos;
– Não é permitida a obtenção de mais de um título com base no mesmo curso e prova prestada;
– A renovação do título também deverá ser feita pela entidade habilitada;
– Não renovar implicará na suspensão do título por até 90 dias e, após esse prazo, no cancelamento do título;
– A lista de títulos suspensos e cancelados também deve ser enviada ao CFMV pela entidade habilitada.

Desde a habilitação da primeira associação, registrada nos anos 2000, até outubro de 2023, no Brasil houve 200 títulos de especialistas concedidos pelo CFMV e, atualmente, há 140 títulos válidos e reconhecidos (outubro de 2023).
Os médicos-veterinários e zootecnistas que não possuem o título de especialista devidamente registrado no Sistema CFMV/CRMVs estão impedidos de se anunciarem como tal e podem sofrer sanções, além de estarem mais vulneráveis a processos de má prática movidos por proprietários de animais.

Como se preparar para ser um especialista?
O profissional que deseja obter o título de especialista deve escolher uma área e investir em conhecimento. A titulação permite maior empregabilidade, diferenciação no mercado e ascensão na carreira. No caso de clínicas de animais e centros de especialidades, o título é importante porque diferencia os valores das consultas. Veja as dicas dos profissionais e se prepare!
Você sabia que a consulta de um especialista pode aumentar entre 25% a 60%?
Leia a entrevista com Carlos Eduardo Larsson, especialista em Dermatologia Veterinária e um dos maiores pesquisadores e estudiosos da área.
Como solicitar seu título de especialista?
Com a publicação da Resolução CFMV nº 1.572/2023, a entidade habilitada será a responsável por conceder o título de especialista aos profissionais que tenham sido aprovados nas provas por elas realizadas, sendo responsável pela entrega do certificado. Portanto, não é mais necessário processo junto ao CRMV para homologação de título de especialista.
As entidades habilitadas para concessão de títulos de especialistas estão disponíveis em: https://www.cfmv.gov.br/titulo-de-especialista/medicos-veterinarios/2020/01/10/.
