2o Encontro de Coordenadores de Cursos de Zootecnia abordará IA e metodologias ativas

Fortalecimento das instituições de ensino e compartilhamento de experiências são objetivos do evento. Inscrições já estão abertas!
Texto: Comunicação CRMV-SP
Foto: Freepik

O Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado de São Paulo (CRMV-SP), por meio da Comissão Técnica de Zootecnia e Ensino, convida para o “2º Encontro de Coordenadores de Cursos de Zootecnia do Estado de São Paulo”, a ser realizado no dia 28 de junho, das 8h30 às 17h, no auditório da sede do Regional.

O evento busca fomentar discussões de temas de interesse dos responsáveis pelos cursos de Zootecnia, tais como o uso da inteligência artificial (IA) na qualificação dos futuros profissionais, a utilização de metodologias ativas no processo de ensino-aprendizagem e a curricularização da extensão universitária na carga horária formativa. Além disso, haverá espaço para a interação entre os coordenadores e a Comissão Técnica de Zootecnia e Ensino do CRMV-SP, com apresentação do perfil dos cursos e do egresso, bem como os principais desafios ao fortalecimento do ensino.

O presidente da Comissão Técnica de Zootecnia e Ensino do CRMV-SP, Celso Carrer, destaca como objetivos centrais do 2o Encontro: integrar coordenadores, docentes responsáveis por colegiados e gestores de Instituições de Ensino Superior (IESs) de cursos de graduação em Zootecnia, assim como prosseguir na elaboração de oficinas e no intercâmbio entre os participantes, de forma que seja dado andamento operacional e ágil a procedimentos coletivos e articulados para a melhoria do ensino da profissão no estado de São Paulo.

Segundo a integrante da Comissão, Célia Regina Carrer, é muito importante a aproximação do Conselho com os coordenadores e dirigentes. “São as pessoas que podem colaborar nas tomadas de decisão. Haverá um momento para eles falarem sobre o que tem afligido cada um, nas suas instituições. Então acredito que encontros como esse são muito ricos e convergentes para buscarmos soluções, tanto para as instituições, como para o estreitamento de relacionamento com o Conselho Regional.”

Para Ana Claudia Ambiel, zootecnista, conselheira do CRMV-SP e coordenadora de curso, as expectativas são dar continuidade às ações de aproximação das instituições de ensino da Zootecnia com o Conselho. “Essa integração, que é uma marca da gestão do Dr. Odemilson, oportuniza aos coordenadores e professores dos cursos a troca de experiências, tendo como principal objetivo a formação de profissionais zootecnistas preparados para o ‘mundo do trabalho’, que está em constante transformação e exigindo a cada dia o uso de novas tecnologias de produção e comunicação.”

Aumento do interesse pela Zootecnia

Para o presidente da Comissão Técnica de Zootecnia e Ensino do CRMV-SP, o aumento da oferta de cursos de Zootecnia no País reflete a evolução do interesse pela profissão, ao longo das últimas décadas, impulsionado pela força e pelo crescimento expressivo do agronegócio. “A robustez do agronegócio nacional foi acompanhada por uma inserção crescente de novos profissionais no ‘mundo do trabalho’. As instituições de ensino superior assimilaram este movimento e os cursos de Zootecnia, juntamente aos de Agronomia e Medicina Veterinária, passaram a compor mais de 85% das matrículas do ensino superior de toda a área de Ciências Agrárias.”

Por isso, o 2o Encontro de Coordenadores também tem como objetivo questionar o perfil do zootecnista que se pretende formar. “Deve-se observar que a Zootecnia atual congrega um conjunto de atividades, habilidades e competências relacionadas ao desenvolvimento, à promoção e ao controle da produção e da produtividade dos animais úteis ao homem, ao aprimoramento e à aplicação de tecnologias de produtos de origem animal, a preservação das espécies e a sustentabilidade do meio ambiente, e que permitem ainda atuar no desenvolvimento das cadeias produtivas animais, do agronegócio e dos produtos de origem animal”, salienta o presidente da Comissão.

Atualização do Currículo

Destacam-se como principais diferenças em relação à época de criação dos primeiros cursos e currículos, segundo o presidente da Comissão, desde os anos 1990, a assimilação da indissociabilidade entre a exploração agropecuária e seus impactos ambientais, sociais e de bem-estar animal e, na primeira década deste século, o crescimento da gestão de negócios nos processos produtivos. “Ao longo do tempo, os estudos no contexto da Zootecnia vêm incorporando estes conceitos, dada a evolução técnico-científica na área, a abertura de novos mercados, tanto nacionais como internacionais, a conscientização da finitude dos recursos naturais e a necessidade da construção de uma sociedade mais igualitária.”

Portanto, o presidente da Comissão do CRMV-SP reforça a importância de os docentes das diferentes áreas que ministram disciplinas nos cursos de Zootecnia efetivamente incluírem os aspectos relativos à gestão e sustentabilidade em seus conteúdos programáticos, de forma que estes perpassem por toda a trajetória acadêmica do estudante.

Evento: 2º Encontro dos Coordenadores Cursos de Zootecnia do Estado de São Paulo

Data: 28 de junho de 2024 (sexta-feira)

Horário: das 8h30 às 17h

Local: Sede do CRMV-SP (Rua Apeninos, 1.088 – Vila Mariana, São Paulo, SP)

Público Alvo: Coordenadores e membros do Núcleo Docente Estruturante (NDE) e dos Conselhos de Cursos de Zootecnia

Local: Sede do CRMV-SP, em São Paulo

Programação:

8h30 às 9h – Recepção com café da manhã

9h às 09h15 – Abertura

Odemilson Donizete Mossero (presidente do CRMV-SP)

Celso da Costa Carrer (presidente da Comissão Técnica de Zootecnia e Ensino e docente da Faculdade de Zootecnia e Engenharia de Alimentos da Universidade São Paulo / FZEA-USP)

9h15 às 10h15 – Apresentação do perfil dos cursos e seus desafios principais

Coordenadores de Cursos de Zootecnia

10h15 às 12h – Oficina com “Metodologias Ativas no Ensino Superior”

Fabio Gregori (Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia da Universidade São Paulo / FMVZ-USP)

12h às 13h30 – Almoço

13h30 às 14h30 – Oficina sobre a “Curricularização da Extensão nos cursos de Zootecnia”

Fabrício Rossi (Presidente da Comissão de Graduação da Faculdade de Zootecnia e Engenharia de Alimentos da Universidade São Paulo / FZEA-USP)

14h30 às 15h30 – Palestra sobre “A Inteligência Artificial e seus desafios no Ensino Superior”

Rogério Justino (Instituto Federal Goiano / IFGoiano)

15h30 às 16h – Coffee-break

16h às 16h50 – Elaboração de pauta conjunta para debates virtuais e presencial entre coordenadores e Comissão Técnica de Zootecnia e Ensino (CTZE)

16h50 às 17h – Encerramento

Relacionadas

A foto mostra um rapaz em frente a um notebook, apoiando em uma mesa e fazendo anotações em um papel. Ele está sentado, usa fones de ouvido e camisa verde.
Participantes, homens e mulheres do evento, posam para a foto, lado a lado, no palco do auditório.
27.06_Laçamento_guia_zootecnista_MATERIA
MATÉRIA_IMAGEM_FREEPIK

Mais Lidas

Diagnóstico por imagem é uma das especialidades reconhecidas pelo CFMV
Crédito: Acervo CRMV-SP
Notebook com a tela inicial da Solução Integrada de Gestão do CRMV-SP (SIG CRMV-SP)
Responsável técnico é a figura central que responde ética, legal e tecnicamente pelos atos profissionais da empresa
Crédito: Freepik
Em São Paulo, a primeira instituição destinada ao ensino da Veterinária teve origem no Instituto de Veterinária, nas dependências do Instituto Butantan, no ano de 1919 Crédito da foto: Acervo Histórico/FMVZ-USP

Contato

(11) 5908 4799

Sede CRMV-SP 

Endereço: Rua Apeninos, 1.088 – Paraíso – CEP: 04104-021
Cidade: São Paulo

Newsletter

Todos os direitos reservados ao Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado de São Paulo – CNPJ: 50.052.885/0001-40