Campinas cria plano de ação entre secretarias para reduzir casos de febre maculosa

Projeto, publicado no Diário Oficial desta quarta-feira, prevê a integração de 11 pastas para combater a doença transmitida pelo carrapato-estrela
Texto: Comunicação CRMV-SP (com informações do Portal G1)
Foto: Pixabay

A Prefeitura de Campinas (interior de São Paulo) criou um plano de ação para reduzir os casos de febre maculosa. O projeto, que foi publicado no Diário Oficial desta quarta-feira (09/01), prevê a integração de 11 secretarias que vão aplicar medidas de combate à doença, além de órgãos do Comitê Municipal de Prevenção e Controle das Arboviroses.

Entre as secretarias e autarquias que vão participar do Plano de Ação Intersetorial para Prevenção da Febre Maculosa Brasileira estão Saúde, Comunicação, Cultura, Educação, Desenvolvimento Econômico, Esportes, Habitação, Recursos Humanos, Serviços Públicos, Meio Ambiente, Planejamento, Setec, Defesa Civil e Sanasa.

As ações realizadas envolvem o controle e a limpeza constante dos espaços públicos onde há risco da presença do carrapato-estrela, transmissor da doença, para que sejam realizados eventos com grande fluxo populacional. Nestes casos, a Vigilância Epidemiológica deverá ser avisada três meses antes do evento para realizar todos os protocolos necessários.

Levantamento do Centro de Vigilância Epidemiológica (CVE), da Secretaria de Saúde do Estado de São Paulo, mostra que Campinas é a cidade com maior número acumulado de casos de infecção por febre maculosa, no período de 2007 a 2018. Ao todo, 70 pessoas foram infectadas no município. No ano passado, Pedreira, Amparo, Americana e Limeira também registraram casos e mortes por conta da doença.

Relacionadas

Carrapato estrela andando sobre o pelo branco de um animal não identificado.
No palco do evento, Lucas Figueiredo, gerente de Comunicação do CFMV, de terno e tênis, fala ao microfone, durante o lançamento do Prêmio CFMV/CRMVs de Jornalismo.
Público visto de costas, sentado em cadeiras enfileiradas no auditório do CRMV-SP durante simpósio sobre Medicina Veterinária Legal.
Médico-veteinário vacinando porcos.

Mais Lidas

Diagnóstico por imagem é uma das especialidades reconhecidas pelo CFMV
Crédito: Acervo CRMV-SP
Notebook com a tela inicial da Solução Integrada de Gestão do CRMV-SP (SIG CRMV-SP)
Responsável técnico é a figura central que responde ética, legal e tecnicamente pelos atos profissionais da empresa
Crédito: Freepik
Em São Paulo, a primeira instituição destinada ao ensino da Veterinária teve origem no Instituto de Veterinária, nas dependências do Instituto Butantan, no ano de 1919 Crédito da foto: Acervo Histórico/FMVZ-USP

Contato

(11) 5908 4799

Sede CRMV-SP 

Endereço: Rua Apeninos, 1.088 – Paraíso – CEP: 04104-021
Cidade: São Paulo

Newsletter

Todos os direitos reservados ao Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado de São Paulo – CNPJ: 50.052.885/0001-40. 

DPO do CRMV-SP: Zanandrea Freitas – zanandrea.dpo@crmvsp.gov.br