A segunda edição do Encontro de Zootecnistas do Estado de São Paulo reuniu mais de 150 pessoas, entre estudantes e profissionais, dia 14/05, no auditório da Faculdade de Zootecnia e Engenharia de Alimentos da Universidade de São Paulo (FZEA/USP), em Pirassununga (SP).
O evento foi organizado pelo Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado de São Paulo (CRMV-SP) para celebrar o Dia do Zootecnista (13/05).
Incorporado à programação da Semana Acadêmica de Zootecnia da faculdade, o encontro contou com palestras abordando temas como leite biofortificado; leite tipo A2A2; inserção de pescado na dieta alimentar escolar e o mito da presença de hormônios na carne do frango.
A diretora da FZEA/USP, Profa. Dra. Elisabete Maria Macedo Viegas, manifestou satisfação ao ver a integração de programações. “O Conselho enriqueceu o conteúdo da nossa semana acadêmica”, afirmou.
Atualização profissional
Na opinião do estudante e presidente da Comissão Acadêmica da Zootecnia (Zooforte), Vinícius Ramos, a aproximação do CRMV-SP com a Universidade é de grande relevância. “A participação do Conselho contribuiu com o que há de mais importante, que é o aprimoramento de profissionais, graduandos e pós-graduandos sobre temas da atualidade.”
Para o secretário-geral do CRMV-SP, Prof. Dr. Silvio Arruda Vasconcellos, que representou o Regional no evento, a atualização permanente dos profissionais é fundamental. “É preciso tratar de assuntos que interferem na mesa do consumidor, como os que pautaram o encontro deste ano, bem como, de sustentabilidade com visão de futuro, que foi a temática da semana acadêmica. Dois temas de extrema importância”, enfatizou.
Prêmio
A entrega do 2º Prêmio Zootecnista Luiz Alberto Fries, que homenageou a Profa. Dra. Nilva Kazue Sakomura da Unesp, Campus de Jaboticabal, grande referência na área de nutrição de monogástricos, fechou, brilhantemente, o dia de atividades.
Campanha comemorativa
Para celebrar o Dia do Zootecnista (13/05), o CRMV-SP lançou a campanha com o tema “Da produção animal até a sua mesa”. “As práticas da Zootecnia para desenvolver produtos mais inteligentes são diversas, estendem-se de laboratórios, passando pelo uso de softwares em escritórios, até o campo”, comenta a zootecnista Dra. Ana Cláudia Ambiel, que integra a Comissão Técnica de Ensino e Pesquisa em Zootecnia do CRMV-SP.
O presidente do CRMV-SP, médico-veterinário Mário Eduardo Pulga, enfatiza a importância da atuação dos profissionais nesse novo cenário. “Temos convicção de que, ano a ano, a profissão cresce e deixa claro quão fundamental é seu trabalho na vida das pessoas e dos animais.”
As ações da campanha deste ano incluíram a criação de peças informativas que foram veiculadas no dia 13 de maio, nos monitores digitais dos vagões das linhas azul, verde, vermelha e amarela do Metrô de São Paulo, nos jornais Folha de S. Paulo e Agora São Paulo, assim como nas edições das revistas DBO e Viva Saúde.
LEIA TAMBÉM
Zootecnia pode levar pescado à alimentação escolar com tecnologia de processamento
Hormônio na carne do frango: uma mentira a ser esclarecida à população
Zootecnistas atuam de forma determinante para que o Brasil oferte leites inteligentes
Prêmio Zootecnista Luiz Alberto Fries homenageará profissional referência em nutrição