Depois de comemorar a aprovação do relatório de gestão de 2018 pelo Tribunal de Contas da União (TCU), que pelo segundo ano consecutivo não apontou qualquer ressalva no documento, o Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado de São Paulo (CRMV-SP) celebra nova premiação.
Desta vez, recebeu, no dia 09/08, o Prêmio Boas Práticas Ministro Benjamin Zymler em menção à qualidade do relatório, que traz informações sobre as licitações, movimentações financeiras e práticas das várias áreas do Regional, durante o ano passado.
O prêmio, promovido durante a 3ª Conferência Nacional dos Conselhos Profissionais. Realizada dos dias 06 a 09 de agosto, em Brasília, que contou com a participação do presidente do TCU, Ministro José Mucio Monteiro, e do ministro que dá nome à premiação.
O CRMV-SP venceu na categoria “Melhor Relatório de Gestão”, o que o controlador interno do Conselho, Emanoel Coelho, considera ser resultado dos esforços do Regional na busca por excelência em suas práticas e na prestação de contas sobre as ações anuais. “Seguimos, com muito critério e seriedade, o que indica a Decisão Normativa do TCU”, afirma.
Da obrigação ao diferencial
O controlador se refere à Decisão Normativa (DN) TCU nº 170/18, que pede que seja seguido o formato de relato integrado. “É um modelo que prioriza o acesso às informações de forma simplificada, para que toda a sociedade possa consultar e compreender o relatório. Atender a DN é uma obrigação, mas apresentar o relatório sem nenhuma supressão de informação ou esclarecimento é um diferencial, enfatiza Coelho.
Presidente do CRMV-SP, o médico-veterinário Mário Eduardo Pulga ressalta que o modelo apontado pela DN TCU nº 170/18 é uma forma inovadora de reportar ações, resultados e expectativas em uma linguagem mais cidadã. “A premiação representa mais do que uma meta alcançada, mas a coroação de trabalho, fruto de muita dedicação, feito para os profissionais e para a sociedade.”
Destaques
Os destaques principais são os campos “Modelo de Negócios”, em que é apresentado um resumo das atividades de 2018, e “Cadeia de Valor”, no qual é abordado o envolvimento das áreas para normatizar, fiscalizar, registrar, orientar e julgar, ações que fundamentam a existência do Regional. “É o melhor retrato do nosso Conselho”, diz Coelho.
Para que fosse possível a formulação do relatório, que a partir da premiação se torna modelo para outros órgãos públicos do Brasil, o CRMV-SP dedicou nove meses de trabalho, desde a compilação das informações recebidas pelos vários setores do Conselho até a diagramação do conteúdo de forma clara e objetiva.
Acesse o Relatório de Gestão 2018
Acesse os relatórios de anos anteriores
https://crmv-sp.implanta.net.br/portaltransparencia/#publico/Diversos?param=48