Desarticulada rinha de cães em Mairiporã

CRMV-SP manifesta repúdio e lamenta a presença de um médico-veterinário entre os detidos
Texto: Comunicação CRMV-SP
Foto: Pixabay

O Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado de São Paulo (CRMV-SP) tomou

conhecimento da ação realizada em 14/12 pela Polícia Civil de São Paulo, em parceria com a Polícia Civil do Paraná, na qual foi desarticulada uma quadrilha que promovia rinhas de cães no município de Mairiporã (SP). Entre as 41 pessoas detidas está o médico-veterinário André Luis Sotero Vital.

Primeiramente, o Conselho manifesta seu repúdio a todo e qualquer tipo de maus-tratos contra animais, crime previsto pela Lei Federal nº 9.605/98, e lamenta profundamente o envolvimento de um profissional da Medicina Veterinária em rinhas de cães.

O CRMV-SP ressalta que, de acordo com a Resolução do Conselho Federal de Medicina Veterinária (CFMV) nº 1.236/18, o profissional que comete ou é conivente com atos de crueldade, abuso e maus-tratos aos animais deve responder por falta ética-profissional. O Conselho enfatiza ainda que a resolução é clara em seu texto quanto ao dever do médico-veterinário de prevenir e evitar quaisquer atos que configurem maus-tratos.

No que diz respeito ao profissional citado, este não possui registro para atuação no estado de São Paulo e está inscrito apenas no estado do Amazonas.

O Sistema CFMV/CRMVs, responsável por normatizar e fiscalizar o exercício da profissão no Brasil, irá apurar os fatos para que sejam tomadas as medidas cabíveis no que tange à ética profissional.

Relacionadas

Dois cães, sendo um poodle e um sem raça definida, e um gato siamês.
No púlpito, o novo presidente da entidade fala ao microfone durante cerimônia de sua posse
Posse_administrativa_gestao_2024_2027 (82)
A imagem mostra o Guia Prático de Maus-tratos a Cães e Gatos em um celular.

Mais Lidas

Diagnóstico por imagem é uma das especialidades reconhecidas pelo CFMV
Crédito: Acervo CRMV-SP
Notebook com a tela inicial da Solução Integrada de Gestão do CRMV-SP (SIG CRMV-SP)
Responsável técnico é a figura central que responde ética, legal e tecnicamente pelos atos profissionais da empresa
Crédito: Freepik
Em São Paulo, a primeira instituição destinada ao ensino da Veterinária teve origem no Instituto de Veterinária, nas dependências do Instituto Butantan, no ano de 1919 Crédito da foto: Acervo Histórico/FMVZ-USP

Contato

(11) 5908 4799

Sede CRMV-SP 

Endereço: Rua Apeninos, 1.088 – Paraíso – CEP: 04104-021
Cidade: São Paulo

Newsletter

Todos os direitos reservados ao Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado de São Paulo – CNPJ: 50.052.885/0001-40