Outro grande destaque da Zootecnia é a Nutrição Animal. É com os conhecimentos deste campo que rebanhos de variadas espécies de criação apresentam alto desempenho. Na Avicultura, por exemplo, a explicação para o crescimento surpreendentemente rápido das aves está na expertise da área.
“O desenvolvimento acelerado é uma resposta aos trabalhos de seleção e de nutrição. Assim, uma ave atinge o tamanho esperado na produção em 42 dias”, argumenta o zootecnista José Evandro Moraes, do Instituto de Zootecnia (IZ-APTA), da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo.
Já na Bovinocultura, a Nutrição, aliada à tecnologia, pode ser vista a partir do uso de sistemas capazes de analisar e sinalizar a condição do gado que entra no cocho e, com as informações levantadas, calcular a quantidade ideal e tipo de ração que cada animal deve ingerir, colaborando para o balanceamento nutricional e evitando desperdícios.
Trabalhando para alimentar hoje e amanhã
De acordo com o zootecnista Dr. Luiz Marques da Silva Ayroza, conselheiro do Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado de São Paulo (CRMV-SP), e diretor geral do IZ, “os profissionais têm papel fundamental para a diversificação de produtos e, principalmente, no atendimento às necessidades humanas.”
Quanto à essas demandas, a atuação do zootecnista com foco em alternativas e recursos que possibilitem alcançar a sustentabilidade alimentar no País e no mundo – um dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU) –, foi a abordagem principal da campanha “Alimentando o mundo hoje e amanhã”, promovida, este mês, pelo CRMV-SP, em comemoração ao Dia do Zootecnista (13/05).