É preciso manter a alimentação regular dos pets na quarentena

Médicos-veterinários recomendam cuidado com os excessos e o sedentarismo que podem levar os pets à obesidade
Comunicação CRMV-SP

Muitas pessoas começam a se preocupar com a falta de produtos nos supermercados e o sinal de alerta acende também para a ração dos pets e aí vem aquele medo de não encontrar o produto com o qual seu animalzinho está acostumado.

É importante frisar que, no momento, não há motivo para preocupação. De acordo com a médica-veterinária Rosangela Gebara, integrante da Comissão Técnica de Bem-estar Animal do Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado de São Paulo (CRMV-SP), o abastecimento está funcionando normalmente e os pets shops estão autorizados a ficarem abertos no estado de São Paulo.

“Mas, caso haja necessidade de trocar, tente comprar a ração mais parecida com a de costume e faça a troca de forma gradual, aumentando dia a dia a quantidade da ração nova e/ou seguindo a recomendação do rótulo”, explica Rosangela.

Portanto, com as mudanças na rotina da casa, é fundamental garantir a alimentação regular do pet, mantendo os mesmos horários e tipo de alimentação. Mas é preciso ficar atento, por exemplo, com aqueles animais que estiverem se exercitando menos do que o habitual, como aqueles que costumavam sair com passeadores um ou duas horas por dia.

Controlar excessos

Para Rosangela, uma rotina mais sedentária necessita de atenção. “O ideal é observar se o animal está ganhando peso por conta desse sedentarismo e conversar com o profissional para saber se há opções de rações menos calóricas para que o cão não entre em um quadro de obesidade”, alerta.

“É importante controlar os excessos, pois a rotina do pet está diferente. O excesso pode levar à obesidade, que, tal qual no humano, tem consequências na saúde, como problemas articulares, doenças hormonais, problemas de pele, cardiopatias, entre outros”, conclui o médico-veterinário Eduardo Pacheco, da Comissão Técnica de Clínicos de Pequenos Animais, do CRMV-SP.

Evite dar muitos petiscos e alimentos da mesa, alguns inclusive tóxicos aos animais

(Eduardo Pacheco)

Relacionadas

imagem de rebanho bovino com vaca branca e preta à frente.
mão feminina segurando a cara de uma cadela fêmea sem raça definida.
Uma mulher de blusa vermelha e gorro de Papai Noel oferece um petisco a um cachorro de porte pequeno de pelos brancos, ao fundo uma árvore de Natal.
cão usando óculos escuros e chapéu na praia.

Mais Lidas

Diagnóstico por imagem é uma das especialidades reconhecidas pelo CFMV
Crédito: Acervo CRMV-SP
Notebook com a tela inicial da Solução Integrada de Gestão do CRMV-SP (SIG CRMV-SP)
Responsável técnico é a figura central que responde ética, legal e tecnicamente pelos atos profissionais da empresa
Crédito: Freepik
Na imagem aparece a mão de uma pessoa segurando um celular com a tela do aplicativo da cédula digital de identidade profissional. Há ainda os dizeres: Fazer o seu recadastramento é fácil, prático e seguro. O fundo da imagem é todo verde escuro.

Contato

(11) 5908 4799

Sede CRMV-SP 

Endereço: Rua Apeninos, 1.088 – Paraíso – CEP: 04104-021
Cidade: São Paulo

Newsletter

Todos os direitos reservados ao Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado de São Paulo – CNPJ: 50.052.885/0001-40