São José do Rio Preto tem novas regras para descarte de carcaças de animais e resíduos de saúde

Estabelecimentos devem apresentar à Vigilância Sanitária Municipal o Plano de Gerenciamento de Resíduos do Serviço de Saúde (PGRSS)
Comunicação CRMV-SP (com informações da Prefeitura local)
Foto: Pixabay

De acordo com a Prefeitura de São José do Rio Preto, interior de São Paulo, considerando a vigência da Resolução RDC 222 de 28/03/2018; o Art 2º, §3º, inciso XVI, art. 3º e 4º, inciso II da Lei Municipal nº 6499/96, a Resolução Conama nº 313/2002 e o Decreto Municipal nº 18.180/2018, os estabelecimentos geradores de resíduos de serviços de saúde humana ou animal devem garantir o manejo e destinação adequada de todos os resíduos gerados decorrentes das atividades exercidas.

Além disso, deve ser apresentado, ao órgão de Vigilância Sanitária Municipal, o Plano de Gerenciamento de Resíduos do Serviço de Saúde (PGRSS) contendo a estimativa da quantidade dos resíduos gerados, por grupo, no estabelecimento, descrevendo todos os procedimentos relacionados ao manejo dos resíduos e cumprindo as demais exigências descritas no art. 6º da RDC nº222/18.

A Prefeitura alerta ainda as atividades médica-veterinárias também são geradoras de resíduos de serviços de saúde; e, carcaças e cadáveres de animais são resíduos classificados no Grupo A (A2 ou A4), portanto, devem estar incluídos no PGRSS e com gerenciamento adequado às normas sanitárias e ambientais vigentes.

Portanto, desde 27 de Dezembro de 2018, as citadas atividades estão sujeitas à apresentação do Plano de Gerenciamento de Serviços de Saúde. O descumprimento às normas sanitárias constitui infração sanitária, nos termos da Lei Estadual 10083/1998 e Lei Municipal nº 6499/1996, sem prejuízo das responsabilidades civil, administrativa e penal cabíveis.

Relacionadas

Dois cães, sendo um poodle e um sem raça definida, e um gato siamês.
A imagem mostra o Guia Prático de Maus-tratos a Cães e Gatos em um celular.
Cão da raça Golden Retriever está deitado e com olhar triste
Cães filhotes branco, champagne, caramelo e marrom com focinho preto, dormem amontoados e encostados uns aos outros. Parecem ter poucos dias de vida.

Mais Lidas

Diagnóstico por imagem é uma das especialidades reconhecidas pelo CFMV
Crédito: Acervo CRMV-SP
Notebook com a tela inicial da Solução Integrada de Gestão do CRMV-SP (SIG CRMV-SP)
Responsável técnico é a figura central que responde ética, legal e tecnicamente pelos atos profissionais da empresa
Crédito: Freepik
Em São Paulo, a primeira instituição destinada ao ensino da Veterinária teve origem no Instituto de Veterinária, nas dependências do Instituto Butantan, no ano de 1919 Crédito da foto: Acervo Histórico/FMVZ-USP

Contato

(11) 5908 4799

Sede CRMV-SP 

Endereço: Rua Apeninos, 1.088 – Paraíso – CEP: 04104-021
Cidade: São Paulo

Newsletter

Todos os direitos reservados ao Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado de São Paulo – CNPJ: 50.052.885/0001-40