CRMV-SP alerta sobre vacinação de animais como atuação privativa do médico-veterinário

Aplicação de qualquer produto em animais só pode ser realizada sob a orientação e o controle destes profissionais
Foto: Freepik

Chegou ao conhecimento deste Conselho um áudio em que um cidadão leigo, sem formação em Medicina Veterinária, relata ter realizado a vacinação de um animal por ele comercializado, com nítido desrespeito à classe médica-veterinária.

O CRMV-SP, baseado nos quesitos técnicos e legais, alerta que, para a segurança do animal e adequada imunização, a aplicação de vacinas deve ser precedida de criterioso exame clínico médico-veterinário, para que seja verificado se o animal está apto a recebê-las.

É privativo do médico-veterinário atestar a vacinação dos animais. As carteiras de vacinação devem conter a identificação do médico-veterinário (carimbo com o nome completo, número de inscrição no CRMV e assinatura).

A vacinação e a aplicação de qualquer produto em animal só podem ser realizadas sob a orientação e o controle de médico-veterinário.

Vale ressaltar também que o médico-veterinário deve negar a continuidade no preenchimento da carteira de vacinação quando esta possuir irregularidades ou não atender o disposto na Resolução CFMV nº 844/2006.

A aplicação de vacinas de maneira indevida pode culminar na não imunização do animal, dentre outras questões, gerando maiores custos financeiros e emocionais aos tutores, em futuro próximo ou tardio.

Adicionalmente, reforçamos que cabe ao médico-veterinário o estabelecimento do esquema vacinal a ser adotado, inclusive a definição da vacina que melhor se enquadra nas necessidades do animal (ex.: V8, V10 ou V12), conforme condições (ambiente) em que esse vive.

O CRMV-SP espera contar com o máximo esforço de todos os colegas médicos-veterinários no combate a práticas que coloquem a saúde animal em risco e a manifestações que desrespeitem a classe e a Medicina Veterinária.

Relacionadas

Uma mulher de blusa vermelha e gorro de Papai Noel oferece um petisco a um cachorro de porte pequeno de pelos brancos, ao fundo uma árvore de Natal.
Os membros da Diretoria do CRMV-SP também posaram com os premiados de 2024. Da esq. para dir.: a secretária-geral Ana Helena Pagotto Stuginski; Cintia Righetti Marcondes; a vice-presidente do Conselho, Carolina Saraiva Filippos de Toledo; Ricardo Moreira Calil; André Grespan; Adolorata Aparecida Bianco Carvalho; Celso da Costa Carrer; e o tesoureiro do Regional, Rodrigo Soares Mainardi.
cão usando óculos escuros e chapéu na praia.

Mais Lidas

Diagnóstico por imagem é uma das especialidades reconhecidas pelo CFMV
Crédito: Acervo CRMV-SP
Notebook com a tela inicial da Solução Integrada de Gestão do CRMV-SP (SIG CRMV-SP)
Responsável técnico é a figura central que responde ética, legal e tecnicamente pelos atos profissionais da empresa
Crédito: Freepik
Na imagem aparece a mão de uma pessoa segurando um celular com a tela do aplicativo da cédula digital de identidade profissional. Há ainda os dizeres: Fazer o seu recadastramento é fácil, prático e seguro. O fundo da imagem é todo verde escuro.

Contato

(11) 5908 4799

Sede CRMV-SP 

Endereço: Rua Apeninos, 1.088 – Paraíso – CEP: 04104-021
Cidade: São Paulo

Newsletter

Todos os direitos reservados ao Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado de São Paulo – CNPJ: 50.052.885/0001-40