CRMV-SP alerta sobre vacinação de animais como atuação privativa do médico-veterinário

Aplicação de qualquer produto em animais só pode ser realizada sob a orientação e o controle destes profissionais
Foto: Freepik

Chegou ao conhecimento deste Conselho um áudio em que um cidadão leigo, sem formação em Medicina Veterinária, relata ter realizado a vacinação de um animal por ele comercializado, com nítido desrespeito à classe médica-veterinária.

O CRMV-SP, baseado nos quesitos técnicos e legais, alerta que, para a segurança do animal e adequada imunização, a aplicação de vacinas deve ser precedida de criterioso exame clínico médico-veterinário, para que seja verificado se o animal está apto a recebê-las.

É privativo do médico-veterinário atestar a vacinação dos animais. As carteiras de vacinação devem conter a identificação do médico-veterinário (carimbo com o nome completo, número de inscrição no CRMV e assinatura).

A vacinação e a aplicação de qualquer produto em animal só podem ser realizadas sob a orientação e o controle de médico-veterinário.

Vale ressaltar também que o médico-veterinário deve negar a continuidade no preenchimento da carteira de vacinação quando esta possuir irregularidades ou não atender o disposto na Resolução CFMV nº 844/2006.

A aplicação de vacinas de maneira indevida pode culminar na não imunização do animal, dentre outras questões, gerando maiores custos financeiros e emocionais aos tutores, em futuro próximo ou tardio.

Adicionalmente, reforçamos que cabe ao médico-veterinário o estabelecimento do esquema vacinal a ser adotado, inclusive a definição da vacina que melhor se enquadra nas necessidades do animal (ex.: V8, V10 ou V12), conforme condições (ambiente) em que esse vive.

O CRMV-SP espera contar com o máximo esforço de todos os colegas médicos-veterinários no combate a práticas que coloquem a saúde animal em risco e a manifestações que desrespeitem a classe e a Medicina Veterinária.

Relacionadas

Pessoas sentadas na recepção de uma clínica veterinária. A sala tem paredes brancas e piso de madeira bege, nba frente da imagem 2 cães adultos sentados no chão.
Happy weekends, true positive emotions of young joyful woman with cut curly hair having fun with little dog in falling golden tinsels on couch in modern apartment
26.01.2026_Fiscalização Clínica 24h
26.01.2026_Hospital Veterinário Sorocaba

Mais Lidas

Diagnóstico por imagem é uma das especialidades reconhecidas pelo CFMV
Crédito: Acervo CRMV-SP
Notebook com a tela inicial da Solução Integrada de Gestão do CRMV-SP (SIG CRMV-SP)
Responsável técnico é a figura central que responde ética, legal e tecnicamente pelos atos profissionais da empresa
Crédito: Freepik
Em São Paulo, a primeira instituição destinada ao ensino da Veterinária teve origem no Instituto de Veterinária, nas dependências do Instituto Butantan, no ano de 1919 Crédito da foto: Acervo Histórico/FMVZ-USP

Contato

(11) 5908 4799

Sede CRMV-SP 

Endereço: Rua Apeninos, 1.088 – Paraíso – CEP: 04104-021
Cidade: São Paulo

Newsletter

Todos os direitos reservados ao Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado de São Paulo – CNPJ: 50.052.885/0011-12

DPO do CRMV-SP: Zanandrea Freitas – zanandrea.dpo@crmvsp.gov.br