É com pesar que comunicamos o falecimento, no dia16/10, de Jürgen Döbereiner, renomado pesquisador, médico-veterinário formado na Escola Nacional de Veterinária da Universidade Rural do Brasil, hoje Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ).
Döbereiner foi professor de cursos de mestrado e doutorado na UFRRJ e na Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia da Universidade de São Paulo (FMVZ-USP), e se aposentou, em 2010, após 55 anos de trabalho, aos 86 anos de idade.
Desde o início do exercício de sua profissão, dedicou-se a pesquisas das doenças de bovinos causadas por plantas tóxicas e por deficiências minerais. Atuou como médico-veterinário pesquisador do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) e na seção de Anatomia Patológica do Instituto de Biologia Animal (IBA).
Em 1977, foi contemplado com o título de Doctor honoris causa pela JustusLiebig-Universität Giessen, na Alemanha, em reconhecimento aos trabalhos de pesquisa realizados no Brasil. Em 1978, fundou o Colégio Brasileiro de Patologia Animal com o objetivo de editar um periódico científico de Medicina Veterinária de âmbito nacional.
É coautor dos livros “Plantas Tóxicas da Amazônia a Bovinos e outros Herbívoros”, “Plantas Tóxicas do Brasil para Animais de Produção” e “Deficiências Minerais em Animais de Produção”. Publicou mais de 170 trabalhos, além de orientar diversas teses de pós-graduação.
O CRMV-SP manifesta, em nome da Medicina Veterinária Paulista, as mais profundas e sinceras condolências, além do sentimento de gratidão pelas inúmeras contribuições do Dr. Jürgen Döbereiner à profissão.