Os integrantes da Comissão Nacional de Fiscalização, do Conselho Federal de Medicina Veterinária (CNAF/CFMV), tomaram posse, na última quinta-feira (10/05), na sede do CFMV, em Brasília (DF). Entre os integrantes está o médico-veterinário Odemilson Donizete Mossero, vice-presidente do CRMV-SP.
A CNAF tem como atribuições propor diretrizes para as ações de fiscalização, revisão e proposição de atualização e parâmetros para mensuração da aplicação da legislação referente à fiscalização do Sistema CFMV/CRMVs.
“O Brasil tem 92 fiscais, somente 22 deles são médicos-veterinários. A CNAF é a linha de frente do CFMV. Somos prestadores de serviço à sociedade. Queremos garantir a qualidade. Para esta Comissão, a minha sugestão é a confecção de um manual de conduta e deveres do fiscal”, afirma o presidente do CFMV, Francisco Cavalcanti de Almeida.
O presidente da CNAF, José Pedro Soares Martins, relatou como é gratificante assumir a iniciativa. “Na composição desta Comissão temos diretores e conselheiros dos CRMVs ligados à fiscalização. Sabemos da realidade, nossas experiências serão compartilhadas para o bem de todos. Hoje, não temos uma padronização da fiscalização. Isso é importante. ”, disse Martins.
Demandas dos CRMVs
Outra atribuição da CNAF é analisar as demandas e necessidades dos CRMVs relativas à fiscalização e propor os desdobramentos e as soluções que atendam todo o Sistema. Cabe à Comissão também sugerir aspectos mínimos relativos à estrutura e equipamentos para os setores e ações de fiscalização, treinamentos e capacitação dos fiscais.
Composição da Comissão Nacional de Fiscalização
– José Pedro Soares Martins (CRMV-RS), presidente;
– Virginia Teixeira do Carmo Emerich (CRMV-ES);
– Fernando Rodrigo Zacchi (CRMV-SC);
– Raimundo Alves Barreto Júnior (CRMV-RN);
– Emanoel Elzo Leal de Barros (CRMV-DF);
– Odemilson Donizete Mossero (CRMV-SP);
– Luiz Cesar Cavalcanti Pereira da Silva (CRMV-RJ).