Três médicos veterinários contratados por meio de concurso estão reforçando a equipe de fiscalização do Conselho Regional de Medicina Veterinária (CRMV-SP) no interior do Estado. Adel Mamprim Filho, Mariane Elena Vilas Boas Teixeira Augusto e Paola Fernanda Junqueira deram início aos trabalhos no início do mês. Eles estão atuando nas regionais de Araçatuba, Sorocaba e Ribeirão Preto, respectivamente, e ficarão responsáveis também pela região ao redor desses locais.
“Ter um médico veterinário na equipe de fiscalização é importante para o Conselho e para a própria sociedade. Além da documentação e da presença de um responsável técnico, ele vai verificar detalhes técnicos, como o tipo de instalação, o registro dos medicamentos nos órgãos competentes e até se o animal está sofrendo maus tratos. Ele poderá, ainda, orientar o profissional e os prestadores de serviços e intensificar a fiscalização no interior, principalmente quanto ao exercício ilegal da profissão”, explica a coordenadora para assuntos profissionais do CRMV-SP, Tatiana Pelucio.
Os médicos veterinários passaram por um treinamento de 15 dias antes de seguirem para as regionais. Eles puderam conhecer a estrutura do Conselho e saíram com os fiscais para ter noções de postura e abordagem.
“Para o próximo ano, vamos convocar outros médicos veterinários que já foram aprovados pelo concurso realizado em junho. Nossa intenção é melhorar ainda mais a fiscalização no interior do Estado”, afirma o presidente do CRMV-SP, Francisco Cavalcanti de Almeida.
Novos veículos
A fiscalização também ganhou reforços em termos de locomoção. Doze veículos foram adquiridos recentemente pelo CRMV-SP por meio de pregão eletrônico. Cinco deles estão servindo os fiscais que atuam na sede do Conselho, na Capital, e outros três foram entregues aos médicos veterinários para a atuação no interior. Dois estão aguardando a chegada de novos aprovados e os restantes serão usados pela administração do órgão.