São Paulo tem 179 mortos pela nova gripe, diz balanço oficial

Estatística foi divulgada no final da tarde da última sexta-feira (21).
Secretaria da saúde sugere cuidado com hábitos de higiene.

A Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo informou nesta sexta-feira (21) que 179 pessoas morreram por infecção pelo vírus da Influenza A (H1N1). Na penúltima sexta-feira (14), eram 134.
A secretaria reforçou a orientação para que pessoas com sintomas de gripe (febre, tosse, coriza e dores no corpo, dentre outros) sigam as orientações de seu médico quanto ao isolamento domiciliar. Também pediu mais cuidado com hábitos de higiene.
A Prefeitura de São Paulo recomendou às servidoras grávidas que evitem situações que facilitem a exposição ao vírus da nova gripe. A Secretaria Municipal de Modernização, Gestão e Desburocratização afirma que as funcionárias não devem ficar por tempo prolongado em locais de aglomerações ou onde haja pessoas doentes.
De acordo com a pasta, a decisão foi tomada após a constatação de que as gestantes fazem parte de “um dos grupos de maior risco para morbi-mortalidade por influenza A (H1N1)”.
Na prática, as servidoras deverão ser remanejadas para exercer funções em que não necessitem manter contato direto com estranhos. Por exemplo: uma atendente grávida de uma Unidade Básica de Saúde (UBS) deve passar a trabalhar no serviço interno da própria UBS, segundo a assessoria da Prefeitura.
Caso não haja a possibilidade de remanejamento, a portaria determina que sejam consideradas “alternativas legais de afastamento temporário […] junto às interessadas”.
As gestantes que apresentarem sintomas da nova gripe deverão procurar “imediatamente o médico, preferencialmente aquele que realiza seu acompanhamento pré-natal, para avaliação clínica e indicação de tratamento ou internação”. A portaria entrou em vigor na última quarta-feira.

Fonte: G1, acesso em 24/08/2009

Relacionadas

Imagem de freepik
Imagem de mulher sorridente segurando telefone ao lado dos dizeres: Semana do Zootecnista. Inscreva-se.
homem careca de cavanhaque usando jaleco branco e escrevendo em uma pasta, dentro de um curral.
mão colocando envelope rosa dentro de uma urna de votação de papelão.

Mais Lidas

Diagnóstico por imagem é uma das especialidades reconhecidas pelo CFMV
Crédito: Acervo CRMV-SP
Notebook com a tela inicial da Solução Integrada de Gestão do CRMV-SP (SIG CRMV-SP)
Responsável técnico é a figura central que responde ética, legal e tecnicamente pelos atos profissionais da empresa
Crédito: Freepik
Em São Paulo, a primeira instituição destinada ao ensino da Veterinária teve origem no Instituto de Veterinária, nas dependências do Instituto Butantan, no ano de 1919 Crédito da foto: Acervo Histórico/FMVZ-USP

Contato

(11) 5908 4799

Sede CRMV-SP 

Endereço: Rua Apeninos, 1.088 – Paraíso – CEP: 04104-021
Cidade: São Paulo

Newsletter

Todos os direitos reservados ao Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado de São Paulo – CNPJ: 50.052.885/0001-40