Embrapa Informática Agropecuária identificou empresas que desenvolvem programas com aplicação no campo
Após um ano e meio de trabalho, a Embrapa Informática Agropecuária lançará, este mês, em Campinas (SP), o Portal da Tecnologia da Informação para o Agronegócio, que reúne informações sobre o mercado de softwares agropecuários. Além de softwares desenvolvidos por unidades da própria Embrapa, o portal vai informar o produtor quais empresas privadas desenvolvem programas de interesse agropecuário, qual é a aplicação de cada software e como adquiri-lo. No caso dos softwares da Embrapa – cerca de 50 programas -, gratuitos, o portal indicará onde cada um pode ser baixado.
O conteúdo é resultado do projeto Estudo do Mercado Brasileiro de Software para o Agronegócio, de 2008, coordenado pela Embrapa Informática Agropecuária, diz a analista da Embrapa Informática Agropecuária, Cássia Isabel Costa Mendes. O trabalho identificou 180 empresas que atuam no setor de softwares agropecuários, mas Cássia acredita que o número de empresas deva ser maior. “Enviamos um questionário para essas empresas e 128 responderam. E, dessas 128 empresas, foram identificados 405 programas de aplicação no agronegócio.”
CATEGORIAS
Para facilitar o acesso dos usuários, as empresas foram separadas por distribuição geográfica, data de ingresso no mercado e produtos oferecidos. Já os softwares disponíveis no portal foram divididos em quatro categorias: cultivo vegetal, manejo animal, administração e gerenciamento e controle de processos. “Muitos dos programas encaixam-se em mais de uma categoria.”
Os softwares da categoria Cultivo Vegetal permitem o acompanhamento de lavouras “dentro da porteira”. Só para a cultura da soja, há 84 programas. Entre os softwares de manejo animal, a área com mais produtos são bovinos de corte. “Esses programas ajudam o produtor a acompanhar o desenvolvimento de cada animal do plantel”, diz Cássia. Com a maior quantidade de softwares disponíveis no mercado, a área de administração e gerenciamento conta com 366 programas. “Neste grupo, há ferramentas de contabilidade e para fazer controle de custos.” A categoria Controle de Processos abrange as etapas pós-colheita, como processamento e armazenamento de produção.
Cássia explica que o usuário encontrará no portal, além de informações sobre as empresas, a descrição de cada programa e em que áreas o software pode ser aplicado. “Há uma breve descrição da funcionalidade do programa e a empresa responsável. E o produtor busca, por palavras-chave, o programa de seu interesse.”
Para navegar pelo portal, não é preciso se cadastrar. “O portal informa sobre o que o mercado oferece. Não é possível baixar os softwares privados até porque não tivemos como ?testar? todos os produtos”, diz Cássia.
Lançamento
O portal será lançado no dia 17, em Campinas (SP), na Feira de Software para o Agronegócio, realizada pela Embrapa Informática Agropecuária. A feira irá demonstrar softwares desenvolvidos pela Embrapa e pela iniciativa privada. Cerca de 30 empresas participarão do evento, voltado a produtores, empresários, professores, estudantes e profissionais de tecnologia da informação. A visitação é gratuita, mas é necessário fazer a pré-inscrição no site www.swagro.cnptia.embrapa.br/feira.html.
Fonte: Estado de S. Paulo, 02/09/2009