Técnicas para nutrição animal

Cerca de 50 agricultores familiares que produzem mandioca e criam gado de leite participam nesta quinta-feira (26) de um dia de campo em Craíbas, Agreste alagoano, para conhecer novas técnicas sobre alimentação de bovinos. Uma das principais novidades é o uso da raspa da mandioca no preparo da silagem e alimentação dos animais. Outra dica é o aproveitamento da manipueira — líquido que escorre durante o processo de produção da farinha — como adubo para o solo, inseticida e nematicida.

As atividades começam às 8h30, na Fazenda Progresso, bairro Primavera, no município de Craíbas. De acordo com o engenheiro agrônomo José Chaves de Vasconcelos, gerente da Secretaria de Estado da Agricultura e do Desenvolvimento Agrário (Seagri) na região de Arapiraca, ainda é pequeno o uso dessas técnicas pelos agricultores e criadores de gado, mas o trabalho dos técnicos extensionistas colabora para a conscientização.

“Essa é a finalidade do dia de campo: apresentar a um grupo de agricultores as novas tecnologias disponíveis e como aplicá-las, para que eles também se tornem multiplicadores do conhecimento”, analisa. “Até bem pouco tempo, a raspa da mandioca e a manipueira eram jogadas fora após a produção da farinha, mas agora elas já têm uma outra finalidade, e com isso o meio ambiente também é preservado”, avalia José Chaves.

O aproveitamento desses subprodutos da mandioca faz parte de um conjunto de técnicas aplicadas pelos agricultores que se enquadram no Desenvolvimento Rural Sustentável (DRS). Outro tema que será tratado no dia de campo é o crédito rural, e os agricultores serão orientados sobre como obtê-lo, quem pode obter, onde, qual o valor e quais as finalidades. A ação tem o apoio da Secretaria de Agricultura de Craíbas, o Banco do Brasil e a Ducamp.

Fonte: Suinocultura Industrial (acessado em 26/11/09)

Relacionadas

tamar
26.08.204_Comite_Uma_So_Saude_Fotos_Walterson_Rosa_MS_1
Cão labrador da cor marrom está deitado e com a língua de fora. Sobre uma de suas patas um gato de pelos longos e alaranjados está recostado.
twiter

Mais Lidas

Diagnóstico por imagem é uma das especialidades reconhecidas pelo CFMV
Crédito: Acervo CRMV-SP
Notebook com a tela inicial da Solução Integrada de Gestão do CRMV-SP (SIG CRMV-SP)
Responsável técnico é a figura central que responde ética, legal e tecnicamente pelos atos profissionais da empresa
Crédito: Freepik
Em São Paulo, a primeira instituição destinada ao ensino da Veterinária teve origem no Instituto de Veterinária, nas dependências do Instituto Butantan, no ano de 1919 Crédito da foto: Acervo Histórico/FMVZ-USP

Contato

(11) 5908 4799

Sede CRMV-SP 

Endereço: Rua Apeninos, 1.088 – Paraíso – CEP: 04104-021
Cidade: São Paulo

Newsletter

Todos os direitos reservados ao Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado de São Paulo – CNPJ: 50.052.885/0001-40