Cães de guarda: eles são fiéis aos donos e protegem toda família

Com os altos níveis de violência, principalmente nas grandes cidades, algumas pessoas estão à procura de cães de guarda para proteger sua residência ou estabelecimento comercial. Acontece que somente alguns cães se encaixam nesse perfil, sendo necessário fazer uma pesquisa antes de adotar ou comprar um cachorro.

É preciso confiar naquele que irá te proteger e muitos proprietários inexperientes ocasionam a criação inadequada do cão que, ao invés de guardar o dono, tornam-se um perigo para as pessoas que convivem com eles e para a comunidade.

Para que sejam cães equilibrados, os cães de guarda devem ser bem socializados e treinados. No caso de não ter experiência com cães e quiser um cão de guarda, recomenda-se procura de ajuda junto de treinadores profissionais.

Os cães de guarda são avaliados não só pelo temperamento forte e físico avantajado, mas também pela coragem, lealdade e resistência a dor.

As raças mais usadas para esse tipo de função são pastor alemão ou belga, doberman, rottweiller, fila brasileiro, mastim napolitano, mastiff, dogue brasileiro, cane corso e outras. Algumas raças, como o dogue alemão e o são bernardo, não possuem instinto de guarda, mas podem assustar pelo tamanho.

O local onde os cães irão viver precisa ser avaliado antes de escolher a raça. Os cães de guarda são de grande porte e necessitam de uma área que tenha espaço suficiente para que o animal possa se exercitar. Além disso, os cães precisam ser levados para passear, sempre usando uma focinheira.

O treino é de extrema importância para os cães e até mesmo para a segurança dos proprietários. Os cães de guarda são dominantes e o dono precisa estabelecer sua liderança.

Entre os treinos mais importantes estão a capacidade do cão imobilizar os intrusos em vez de os atacarem e a não comer alimentos dados por estranhos para evitar envenenamentos.

Confira abaixo a definição dos cães mais eficazes e conhecidos como guardas

Doberman: Corajoso, leal, afetuoso e fiel ao seu dono. Pelagem curta na cor preta, marrom ou azul-cinza.

Rottweiler: Cão inteligente, controlado, de bom temperamento e muito obediente. Pelagem curta na cor preta.

Pastor Alemão: Leal, protetor, inteligente e dedicado ao dono. É usado também como guia de cegos. Possui coloração “capa preta” e branco e sua pelagem é longa.

Mastiff: temperamento equilibrado, é amigável, fiel e amoroso. Late pouco e possui pelagem curta nas cores baio, abricó e tigrado com máscara preta.

Pastor Belga: Cão guardião, ágil e alerta. Sua pelagem é longa, bastante espessa, na cor preta.

Fonte: Ribeirão Preto Online (Acessado em 02/12/09)

Relacionadas

Imagem de mulher sorridente segurando telefone ao lado dos dizeres: Semana do Zootecnista. Inscreva-se.
homem careca de cavanhaque usando jaleco branco e escrevendo em uma pasta, dentro de um curral.
mão colocando envelope rosa dentro de uma urna de votação de papelão.
01.04.2025_Regularização_dos_Estabelecimentos_Veterinários_Freepik

Mais Lidas

Diagnóstico por imagem é uma das especialidades reconhecidas pelo CFMV
Crédito: Acervo CRMV-SP
Notebook com a tela inicial da Solução Integrada de Gestão do CRMV-SP (SIG CRMV-SP)
Responsável técnico é a figura central que responde ética, legal e tecnicamente pelos atos profissionais da empresa
Crédito: Freepik
Em São Paulo, a primeira instituição destinada ao ensino da Veterinária teve origem no Instituto de Veterinária, nas dependências do Instituto Butantan, no ano de 1919 Crédito da foto: Acervo Histórico/FMVZ-USP

Contato

(11) 5908 4799

Sede CRMV-SP 

Endereço: Rua Apeninos, 1.088 – Paraíso – CEP: 04104-021
Cidade: São Paulo

Newsletter

Todos os direitos reservados ao Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado de São Paulo – CNPJ: 50.052.885/0001-40