Chuva atrapalha vacinação contra aftosa no Rio Grande do Sul

O excesso de chuva atrapalhou a campanha de vacinação contra a febre aftosa no Rio Grande do Sul. Muitos criadores não tiveram condição de imunizar o gado e o estado decidiu prorrogar o prazo por mais duas semanas.

Estradas foram danificadas e lavouras inteiras ficaram destruídas. “Isso fez com que muitos produtores tivessem dificuldade de se deslocarem até a cidade para pegar a vacina e até mesmo para fazer o manejo na propriedade”, disse o veterinário Mário Schster.

Dos 24 municípios do sul do Estado, assim como em todo o Rio Grande do Sul, o índice de vacinação ficou abaixo da meta, que é de mais de 90%. Dos 550 mil bovinos da região, apenas 75% foram imunizados.

Por causa das dificuldades, o governo do Estado prorrogou o prazo para os pecuaristas vacinarem o rebanho. A vacinação é obrigatória para os animais com até dois anos de idade. Quem não fizer está sujeito à multa de 20% do valor de cada animal. Para os produtores enquadrados no Pronaf, Programa Nacional da Agricultura Familiar, as doses são gratuitas.

O prazo para os criadores gaúchos vacinarem o rebanho vai até o dia 15 de dezembro.

Fonte: Globo Rural (acessado em 03/12/09)

Relacionadas

Cão da raça husky siberiano branco com manchas pretas, dentro de um carro cinza com a cabeça levemente para fora da janela do assento traseiro. Ele está com a língua de fora.
matéria-site
CRMV-SP Orienta: agenda aberta de maio para palestras de liberação da cédula profissional
Homem e mulher felizes e com expressão de surpresa.

Mais Lidas

Diagnóstico por imagem é uma das especialidades reconhecidas pelo CFMV
Crédito: Acervo CRMV-SP
Notebook com a tela inicial da Solução Integrada de Gestão do CRMV-SP (SIG CRMV-SP)
Responsável técnico é a figura central que responde ética, legal e tecnicamente pelos atos profissionais da empresa
Crédito: Freepik
Em São Paulo, a primeira instituição destinada ao ensino da Veterinária teve origem no Instituto de Veterinária, nas dependências do Instituto Butantan, no ano de 1919 Crédito da foto: Acervo Histórico/FMVZ-USP

Contato

(11) 5908 4799

Sede CRMV-SP 

Endereço: Rua Apeninos, 1.088 – Paraíso – CEP: 04104-021
Cidade: São Paulo

Newsletter

Todos os direitos reservados ao Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado de São Paulo – CNPJ: 50.052.885/0001-40