Um recente estudo realizado na Grã-Bretanha mostra que é muito mais válido e saudável um passeio com o cão de estimação do que enfrentar uma rotina de exercícios na academia. Frequentar uma academia, para muitos, acaba sendo desanimador e levar o cachorro para passear torna-se mais estimulante, divertido e até mais eficaz de fazer exercício.
Para a realização da pesquisa, foram analisadas cinco mil pessoas, dentre elas, três mil donos de cachorros. O cálculo para se ter o resultado de que é mais compensatório passear com o cão do que ir a uma academia foi baseado no tempo gasto para cada atividade.
Se for levado em conta que os passeios caninos sejam realizados duas vezes ao dia, com média de 24 minutos de duração, mais três passeios longos por semana, num total de 2h33min, conclui-se que quem acompanha os cães durante as caminhadas faz em torno de 8 horas de exercício por semana.
O educador físico e tutor do Portal Educação, Diesi Ventura, diz que sistematizar e/ou criar uma rotina de treino é importante, com ou sem o auxílio de animais de estimação. “Sempre há a sugestão de procurar uma academia pelo simples fato de poder fazer exercícios com o auxílio de um profissional. Mas, lembre-se, o mais importante é se exercitar”, reforça o tutor.
Fonte: Segs Portal Nacional (acessado em 14/12/09)