O exame de DNA já ajudou muita gente a solucionar casos de paternidade. Esse método também foi usado para solucionar o mistério de um furto na área rural de Andradina, no interior de São Paulo.
Com uma produção de mais de 100 litros por semana, a vaca Neguinha era o xodó do fazendeiro Luiz Roberto Ferreira. Até que um dia, desapareceu. “Anoiteceu e ela não amanheceu na propriedade”, diz.
Dois anos depois, ele recebeu uma ligação informando que Neguinha estava em um sítio a 20 km dali. Quando viu a vaca, não teve dúvidas, mesmo reparando que a marca feita a ferro quente havia sido modificada. O ex-vizinho não admitiu o crime.
A polícia tentou resolver o caso usando fotos e ouvindo testemunhas, mas a prova de que a vaca era mesmo de Ferreira veio por meio de um exame de DNA. O sangue do animal foi colhido. O material genético foi comparado com o de um bezerro que estava com o fazendeiro. O teste foi feito em um laboratório de Belo Horizonte.
“O DNA é a prova inequívoca. Não tem jeito de contestá-la”, disse o veterinário José Fernando Garcia.
Ferreira pagou R$ 400 pelo laudo e entrou na Justiça para que o vizinho suspeito do furto pague a conta.
Neguinha acabou voltando ao pasto de origem, mas teve de ser vendida pelo fazendeiro, que precisava de dinheiro.
Fonte: G1 (acessado em 08/01/10)