Biólogos mapeiam diferenças no DNA entre raças de cães

A pele enrugada do shar-pei, o tamanho compacto do poodle toy e várias características marcantes dos cachorros de raças domésticas estão sendo mapeadas.

No mais abrangente estudo já feito sobre o DNA dos cães, pesquisadores vasculharam o código genético de 275 animais de dez raças diferentes e identificaram alguns genes responsáveis pela aparência desses animais.

O resultado do trabalho, descrito em um estudo publicado nesta terça-feira (12) na revista PNAS, mostra as marcas da interferência humana no DNA dos cachorros.

Durante séculos, as técnicas de criação e reprodução canina têm produzido animais moldados de acordo com a vontade dos humanos. Essas alterações não são necessariamente favoráveis aos bichos, mas, por meio de seleção artificial, foram incorporadas às raças.

Os cães de raça acabaram virando uma ótima plataforma de estudos para geneticistas, pois variam muito de características. Um estudo americano do ano passado, por exemplo, já tinha mapeado as diferenças de pelagem entre os cachorros.

“Os cães são um objeto de estudo fantástico, porque têm uma das maiores variações de fenótipos [características manifestas] entre os mamíferos”, disse à Folha o líder da pesquisa na “PNAS”, Joshua Akey, da Universidade de Washington.

Fonte: Folha de São Paulo (acessado em 13/01/10)

Relacionadas

Em um curral, o profissional zootecnista, com um tablet na mão, de camisa xadrez, calça jeans e botas, está agachado em frente a um bovino.
Galinhas em marrons em um sistema de produção avícola com gaiolas e comedouros.
15.05.2025_CAPA_INFORMATIVO_MATÉRIA_1408x786
Cão da raça husky siberiano branco com manchas pretas, dentro de um carro cinza com a cabeça levemente para fora da janela do assento traseiro. Ele está com a língua de fora.

Mais Lidas

Diagnóstico por imagem é uma das especialidades reconhecidas pelo CFMV
Crédito: Acervo CRMV-SP
Notebook com a tela inicial da Solução Integrada de Gestão do CRMV-SP (SIG CRMV-SP)
Responsável técnico é a figura central que responde ética, legal e tecnicamente pelos atos profissionais da empresa
Crédito: Freepik
Em São Paulo, a primeira instituição destinada ao ensino da Veterinária teve origem no Instituto de Veterinária, nas dependências do Instituto Butantan, no ano de 1919 Crédito da foto: Acervo Histórico/FMVZ-USP

Contato

(11) 5908 4799

Sede CRMV-SP 

Endereço: Rua Apeninos, 1.088 – Paraíso – CEP: 04104-021
Cidade: São Paulo

Newsletter

Todos os direitos reservados ao Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado de São Paulo – CNPJ: 50.052.885/0001-40