Pelos menos quatro Estados brasileiros querem autorização para vender carne suína à União Europeia. Nesta quarta, dia 20, representantes do setor se reuniram com o ministro da Agricultura, Reinhold Stephanes, para pedir apoio do governo federal.
Secretários de Agricultura, representantes de produtores e indústrias pediram ao ministro a vinda de uma missão da União Europeia para reavaliar a situação de criatórios e frigoríficos de suínos do Rio Grande do Sul, Paraná, Mato Grosso e Minas Gerais.
“Nós estamos prontos a qualquer momento exportar, temos plantas aprovadas pela União Europeia e produção também”, afirma o secretário de Agricultura do Rio Grande do Sul, João Carlos Fagundes Machado.
O Ministério da Agricultura prometeu ajudar. Porém, antes de convidar os europeus para uma visita ao país, decidiu fazer uma auditoria nos Estados.
“Nós vamos discutir com os serviços estaduais de Defesa Agropecuária, propondo um calendário onde essas auditorias poderão estar programadas”, explica o secretário de Defesa Agropecuária do Ministério, Inácio Kroetz.
O Brasil não exporta carne suína in natura para a União Europeia desde o final da década de 70. No ano passado, o sistema de produção catarinense foi inspecionado, mas até agora não há autorização para o comércio.
Fonte: Canal Rural (acessado em 21/01/10)