Renan passa o dia nadando no tanque, brinca em seu pneu e atrai centenas de olhares. O urso-de-óculos, único da espécie e maior atração do Bosque Fábio Barreto, em Ribeirão Preto, está perto de completar três anos, idade em que está apto a se reproduzir. Ou seja, é hora de procurar uma fêmea para se casar.
Marisa Santos, bióloga do bosque, diz que a instituição vai tentar importar uma parceira para Renan de zoológicos de outros países da América do Sul ou Europa.
“Optamos por importar porque, no país, não há mais exemplares com genética diferente. A maioria foi reproduzida aqui e isso diminui a diversidade da espécie, tornando os animais mais suscetíveis a doenças e outros problemas”, diz Santos.
Renan é filho de Jabu, que veio da Alemanha em 2000, e de Princesa, nascida em um cativeiro em Porto Alegre. O casal está no Parque Ecológico de São Carlos, assim como os dois irmãos de Renan, Sara e Ney, que nasceram há seis meses.
Segundo o administrador do zoológico de São Carlos, Fernando Magnani, há cerca de 12 ursos-de-óculos em cativeiro no Brasil. “A maioria desses animais é aparentada do casal que temos aqui”, afirma.
O urso-de-óculos (Tremarctos ornatus) é o único urso que vive na América do Sul e corre o risco de extinção. Na fase adulta, pode ultrapassar os dois metros de altura. As fêmeas podem atingir até 100 quilos e os machos, 200 quilos.
Fonte: Folha de São Paulo (acessado em 26/02/10)