O Brasil é hoje a segunda maior indústria do mundo de produtos pet, atrás apenas do líder Estados Unidos. A força desse mercado em nosso país pode ser atribuída ao carinho que os brasileiros têm com seus animais de estimação, que, cada vez mais, ocupam lugares de destaque na família.
Mas ter um animalzinho em casa é uma grande responsabilidade, principalmente os detalhes com a saúde. Tanto o cachorro como o gato estão sujeitos a vários microorganismos que causam doenças como a otite, uma inflamação no ouvido que, quando não tratada corretamente, pode levar à surdez.
“Naturalmente, os ouvidos de cães e gatos apresentam bactérias e fungos que, em condições normais, não trazem dano algum. Mas o aumento de umidade, a falta de ventilação adequada, irritações ou traumas são fatores que contribuem para a proliferação de bactérias e fungos e, consequentemente, o aparecimento dessa inflamação”, explica a veterinária e supervisora técnica de produto da Ourofino Bem-Estar Animal, Andrea Novak Savioli.
Uma simples limpeza pode prevenir a otite. Já nos casos mais graves, a técnica de lavagem otológica faz-se necessária, enquanto nos casos crônicos há medicação apropriada e, somente em algumas situações, a cirurgia torna-se uma opção.
Entre as causas que podem levar à otite estão o excesso de produção de cera no ouvido e também alergias e doenças de pele. Alguns cães com orelhas pendulares também têm maior probabilidade de desenvolver a inflamação.
Fonte: Assessoria de Comunicação Ourofino Agronegócio