A Polícia Ambiental realizou ontem (13/04), na Represa Billings, a Operação Mananciais. A ação teve como objetivo combater a pesca predatória e outras intervenções irregulares no local. Foram utilizados 40 policiais, dez viaturas e oito embarcações e os trabalhos se estenderam, além da Capital, aos municípios de São Bernardo do Campo, Santo André, Diadema, Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra. Foram registrados 18 boletins de ocorrência de vistoria ambiental e três autos de infração ambiental de pesca predatória. A operação apreendeu ainda 650 metros de rede de pesca.
Os policiais também encontraram um porto de areia, na Estrada do Capivari, em São Bernardo do Campo, onde eram realizadas atividades de mineração sem autorização do órgão ambiental competente. Na ação, duas pessoas foram detidas e conduzidas à Delegacia de Investigação de Crimes contra o Meio Ambiente de São Bernardo do Campo.
A educação ambiental também foi foco da ação. Os policiais orientaram os frequentadores da represa a utilizarem a área somente para lazer e esclareceram dúvidas sobre a legislação específica de pesca, equipamentos, métodos e técnicas permitidos em períodos específicos.
Fonte: Assessoria de Imprensa e Comunicação da Secretaria da Segurança Pública do Estado de São Paulo