Brasil e África do Sul negociam retomada das exportações de suínos

Nos próximos 30 dias, uma missão do governo sul-africano virá ao Brasil para conhecer o sistema nacional de certificação de carne suína. A visita foi acertada pelo ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Wagner Rossi, com a ministra da Agricultura da África do Sul, Tina Joemat-Pettersson, em reunião nesta sexta-feira (16), em Brasília.

Com o convite, o governo brasileiro pretende demonstrar a segurança do sistema de rastreabilidade do País e abrir o mercado sul-africano para a carne suína. As exportações do produto foram interrompidas no final de 2005, com o embargo sanitário imposto em função do comunicado de foco de febre aftosa em bovinos brasileiros.

Antes do embargo, a África do Sul era um dos principais destinos da carne suína produzida no Brasil. As exportações em 2004 totalizaram US$ 17,69 milhões, atrás das vendas para Países Baixos, Cingapura, Argentina, Ucrânia Hong Kong e Rússia. “A ministra acenou que deseja a reabilitação das exportações de carne de suínos in natura para a África do Sul”, afirmou Rossi após o encontro.

A ministra sul-africana também demonstrou interesse na transferência da tecnologia brasileira para produção de biocombustíveis e na cooperação conjunta em terceiros países africanos. Uma das possibilidades seria a produção de etanol da cana-de-açúcar em Moçambique. Wagner Rossi garantiu que o Brasil está pronto para analisar propostas de cooperação e convidou Tina Joemat-Pettersson para conhecer plantas de produção de etanol no País.

Fonte: Ministério da Agricultura (acessado em 16/04/10)

Relacionadas

Foto posada da presidente, da vice-presidente, da tesoureira e da presidente da Comissão de Avaliação do CRMV-SP com os quatro premiados de 2025, sendo três homens e duas mulheres. Os premiados estão com as placas nos prêmios em mãos.
Materia
Cão preto de porte grande sentado e triste em um fundo verde.
área de quintal com sujeira e fezes de cachorro no chão, há dois cães da raça Pug na imagem e uma casinha de cahorro no fundo.

Mais Lidas

Diagnóstico por imagem é uma das especialidades reconhecidas pelo CFMV
Crédito: Acervo CRMV-SP
Notebook com a tela inicial da Solução Integrada de Gestão do CRMV-SP (SIG CRMV-SP)
Responsável técnico é a figura central que responde ética, legal e tecnicamente pelos atos profissionais da empresa
Crédito: Freepik
Em São Paulo, a primeira instituição destinada ao ensino da Veterinária teve origem no Instituto de Veterinária, nas dependências do Instituto Butantan, no ano de 1919 Crédito da foto: Acervo Histórico/FMVZ-USP

Contato

(11) 5908 4799

Sede CRMV-SP 

Endereço: Rua Apeninos, 1.088 – Paraíso – CEP: 04104-021
Cidade: São Paulo

Newsletter

Todos os direitos reservados ao Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado de São Paulo – CNPJ: 50.052.885/0011-12

DPO do CRMV-SP: Zanandrea Freitas – zanandrea.dpo@crmvsp.gov.br